A plataforma ArcGIS possui a capacidade de utilizar dados em tempo real para gerar mais decisões assertivas no cotidiano de companhias de Utilities.

A partir de uma visão espacial, os usuários poderão responder perguntas como:

  • Onde estão todos os veículos da minha frota neste momento?
  • O meu pessoal de campo está trabalhando na área designada?
  • Como estão as condições do meu sistema neste momento?
  • Quais clientes serão afetados caso haja uma ruptura na rede de abastecimento?
  • Posso ser alertado caso o nível do reservatório atinja um nível crítico?

Estas são algumas perguntas que podem ser respondidas com maior facilidade com os componentes de informações em tempo real disponíveis na plataforma ArcGIS.

Dados em tempo real


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

Encontrando novos talentos em Inteligência Artificial

User Types: ArcGIS Online traz novidades aos usuários

Os benefícios de unir GIS 3D e Realidade Aumentada

GUIA PRÁTICO para utilizar o GIS no GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SANEAMENTO


Em empresas de saneamento, sistemas de telemetria são empregados como ferramentas para a gestão operacional das redes de abastecimento de água e coleta de esgoto.

Dentre os benefícios do uso destes sistemas, é possível citar:

  • Promoção da eficiência operacional do sistema;

  • Monitorar em tempo real o funcionamento de estações elevatórias, reservatórios, medidores de vazão e demais dispositivos elétricos e hidráulicos do sistema;

  • Armazenar e apresentar dados históricos sobre a qualidade do abastecimento;

  • Alertar sobre vazamentos, falhas de operação, falhas nos equipamentos, níveis críticos e pressões e vazões anormais;

  • Prevenir e minimizar perdas.

Dados em tempo real

Os dados gerados a partir dos sistemas de telemetria podem ser combinados com as ferramentas de análise espacial disponíveis na plataforma ArcGIS.

Analisar o comportamento operacional do sistema associado as condições espaciais podem trazer diferentes visões e insights sobre a rede.

Ser alertado em tempo real sobre um incidente na rede e identificar qual equipe está localizada mais próxima para realizar uma intervenção pode trazer ganhos significativos do ponto de vista de resposta a emergências.

Dados em tempo real com o ArcGIS

A velocidade na tomada de decisão frente a incidentes na rede representa ganhos financeiros para a companhia de saneamento, seja na redução do volume de água perdido, na redução do tempo de desabastecimento da população ou na garantia da qualidade do serviço prestado aos clientes.

O ArcGIS GeoEvent Server é o componente projetado para conectar informações e dados em tempo real com a plataforma ArcGIS. A partir dele, é possível que os usuários criem fluxos de trabalho para conectar dados de telemetria, processar e analisar os dados de entrada, e alocar em diferentes saídas o resultado desejado.

Diferentes fontes de dados podem ser utilizadas, tais como sensores, dispositivos móveis e feeds de mídia social. Os usuários podem definir filtros e análises baseadas em localização que tratam e refinam a informação recebida.

O GeoEvent permite que banco de dados, mapas e painéis de controle sejam atualizados continuamente, enviando alertas para os interessados e responsáveis em cenário de emergência.


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: