Houve um grande interesse por parte de empresas sobre o que o GIS 3D pode fazer e que benefícios ele pode trazer. Muitos problemas de projetos de engenharia, agricultura, planejamento urbano e gestão de ativos estão sendo resolvidos através de análises 3D baseadas em localização. Os mapas 3D estão se tornando um recurso cada vez mais usado para melhorar os processos e a comunicação dentro das empresas e com o público.

Ao mesmo tempo, várias outras companhias iniciam sua experiência com Realidade Aumentada (RA), criando gêmeos digitais em 3D, que são modelos precisos da realidade, feitos com o GIS. O gêmeo digital inclui atributos detalhados sobre os ativos e instalações, por exemplo, e facilita a criação de experiências de RA que guiam as interações com o mundo real.

O GIS 3D é envolvente e intuitivo

O GIS 3D oferece um modelo do ambiente real com uma interface envolvente e intuitiva para visualização, análise, monitoramento e compartilhamento.

Percebemos que os avanços tecnológicos na coleta de dados como drones, modelos de informação (BIM), equipamentos comerciais para street view, fotogrametria 3D e internet das coisas (IoT), geram enormes quantidades de dados 3D e estes são transformados em informações práticas para as empresas e governos.

É essa realidade que faz com que o GIS 3D impulsione uma transformação digital generalizada que resulta em redes de utilities mais inteligentes, planejamento com maior eficiência em instalações, melhor sustentabilidade, cidades seguras e saudáveis, mas não para por aí… Existem inúmeras outras funcionalidades!


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

User Types: ArcGIS Online traz novidades aos usuários

Como engajar o cidadão na era da Transformação Digital

O índice do Câncer visto de cima


O GIS 3D impulsiona a Realidade Aumentada

O GIS 3D é o primeiro passo para incorporar a Realidade Aumentada nos processos de trabalho. É interessante citar os trabalhos que vêm sendo realizados pela companhia de distribuição de água One Toms River de Nova Jersey, que aplica a Realidade Aumentada para economizar tempo, recursos e aumentar a eficiência dos serviços.

A equipe de campo dessa empresa, usa a realidade aumentada e HoloLens para visualizar as redes subterrâneas de distribuição de água como hologramas gerados por RA e projetados nos seus locais exatos. Esse trabalho impressiona bastante porque utiliza de maneira tangível o GIS 3D e a RA para melhoria dos processos e dos serviços aos cidadãos.

O sistema conta com um GIS que rastreia a localização de cada tubulação, válvula, conexão e interseção, com precisão de centímetros.

Assim, as equipes minimizam o risco de rupturas na rede ao escavar em lugares de infraestrutura crítica. Em um artigo recente da Esri, o diretor de TI/GIS dessa companhia, Len Bundra, explicou a importância do GIS e dos dados na solução:

“Você deve ter certeza que seu GIS está em boa forma e é preciso.
Se os seus mapas estiverem imprecisos,
não pense que o holograma vai torná-los precisos”.

Veja no vídeo o GIS 3D e Realidade Aumentada aplicados em uma companhia de distribuição de água:

Em uma rápida pesquisa na internet é possível encontrar várias outras indústrias que aplicam os recursos do GIS 3D nos processos de negócio e já estão começando também com a realidade aumentada:

  • As empresas de arquitetura, engenharia e construção combinam dados GIS 3D com BIM (Building Information Management). A integração do BIM e do GIS permite uma visão mais profunda para otimizar as tomadas de decisão. Usando o BIM e o GIS, juntamente com informações temporais, os participantes do projeto podem entender melhor os impactos das decisões antes, durante e depois da construção de um projeto.

    GIS 3D

    Uso do BIM em um Story Map do ArcGIS

  • Os modelos gerados nos processos que combinam BIM e GIS estão sendo usados para realizar análises indoor e criar apps que permitem aos usuários navegar pelo interior de qualquer tipo de infraestrutura e gerenciar de forma mais eficiente os ativos.

    GIS 3D

  • As organizações de defesa e inteligência também usam o GIS 3D para fornecer uma visão operacional comum e um contexto ampliado para apoiar a tomada de decisões rápidas.
  • As cidades utilizam o GIS 3D para estratégias de zoneamento, crescimento, avaliar os planos de construção, fortalecer o planejamento do transporte e mobilidade e promover o crescimento econômico da comunidade. Os dados obtidos por LIDAR, drones ou nuvens de pontos terrestres são utilizadas para o planejamento eficiente e o compartilhamento de cenários dinâmicos com usuários de apps de cidades ao redor do mundo.

    GIS 3D

E para fechar, uma pesquisa de mercado prevê o crescimento do uso da Realidade Aumentada de 74% ao ano até 2023. Enquanto isso, líderes de mercado e governos no Brasil já estão demonstrando que uma combinação de GIS e 3D gera ganhos de produtividade e pavimenta o caminho para a realidade aumentada.


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: