Levando empresas e governos a terem sucesso em seus projetos
Embora os fornecedores de serviços de nuvem ofereçam recursos básicos de mapeamento e localização, a Esri está liderando o mercado com uma estratégia geoespacial abrangente e uma plataforma que dá suporte a um conjunto completo de recursos de localização.
Os recursos incluem desde mapeamento simples e análise de localização até ferramentas sofisticadas para solucionar problemas geoespaciais complexos.
Muitos dos usuários da Esri (incluindo milhares de grandes empresas e governos) estão integrando sistematicamente às suas operações os recursos geospaciais em nuvem da empresa. Eles estão incorporando os serviços da Geospatial Cloud da Esri em seus sistemas locais e fluxos de trabalho.
A Esri começou a oferecer serviços geoespaciais em 2011, com mapeamento e análise básicos implementados como serviços da Web de alto desempenho. Desde então, os produtos foram melhorados e expandidos até se tornarem um pacote completo de recursos de informações geográficas, que inclui visualização avançada e análise espacial.
Hoje, a Esri oferece um novo e flexível licenciamento com base em funções, chamado de User Types, que permite aos clientes licenciar e usar o software Esri de acordo com suas necessidades.
A Esri é também a única empresa que oferece um GIS completo na nuvem, que inclui centenas de recursos dinâmicos. Essa plataforma enorme e escalável produz bilhões de mapas diariamente. A solução contém uma excelente coleção de aplicativos, além de APIs abertas que milhares de desenvolvedores usam para criar aplicativos simples ou complexos que integram a eficiência do GIS em quase tudo.
Os serviços na nuvem da Esri são fáceis de usar e estão disponíveis para empresas e governos de todos os portes. Com esses recursos, milhares de organizações em todo o mundo estão integrando mapeamento e análise geoespacial em seus aplicativos, compreendendo problemas complexos de uma maneira inteiramente nova.
Com a Geospatial Cloud da Esri, os usuários podem mapear e analisar facilmente seus próprios dados e combiná-los a milhares de outras camadas de informações online, para descobrir novos relacionamentos e insights. O sistema foi criado para integrar big data e dados em tempo real provenientes da Internet das Coisas (IoT). Ele pode conectar a equipe de GIS e a equipe de ciência de dados.
Aberta e compatível com outras tecnologias, a Geospatial Cloud da Esri oferece um conjunto de aplicativos prontos para uso e ferramentas para desenvolvedores de fácil configuração. Muitos desses aplicativos permitem a realização de análises geoespaciais interativas e em lote, que revelam padrões e conexões que estavam ocultos. Com esses aplicativos, as organizações estão tomando decisões com maior firmeza.
A Esri está criando sistemas focados com recursos geoespaciais para setores e tipos de trabalho específicos. As maneiras como as organizações aplicam essa tecnologia a seus sistemas e fluxos de trabalho é ampla e está em expansão.
Incluem desde gestão avançada da cadeia de suprimentos e coleta de atualizações de campo em tempo real para serviços públicos, até ajudar varejistas a gerar análise de clientes e a otimizar a localização para quase tudo. É possível configurar o software para que empresas gerenciem ativos em campo, analisem tendências de uso e revelem informações sobre as interações com clientes com base na localização.
Governos usam a Location Intelligence do GIS para diversas ações e operações essenciais. Até mesmo o setor de cinema utiliza a tecnologia para construir e manipular modelos de cidades em 3D.
Aqui estão os 10 destaques da aplicação da Geospatial Cloud
- Contextualização em tempo real:
A Cidade de San Antonio, no Texas, EUA, e seu parceiro de segurança, o Southwest Texas Fusion Center, estão usando o rastreamento geográfico em tempo real de policiais e paramédicos em eventos protegidos, incluindo torneios de basquete e a comemoração dos 300 anos da cidade, realizada em 2018.
A capacidade de fornecer a contextualização em tempo real levou ao desenvolvimento de vários aplicativos de campo inovadores, que melhoram muito o monitoramento e a resposta imediata em eventos.
Cidades estão usando dados de sensores da IoT para tudo, desde o monitoramento de infraestrutura até o rastreamento de serviços de entrega. Dessa forma, as organizações gerenciam operações e tomam decisões em diversas escalas.
No setor privado, varejistas estão melhorando suas operações com a combinação de produtos e as estratégias de engajamento com o cliente usando dados da IoT em tempo real, enriquecidos com análise demográfica e de localização.
- A Geospatial Cloud da Esri inclui o ArcGIS Living Atlas of the World:
A maior biblioteca de conteúdo geoespacial digital do mundo (milhares de mapas e conjuntos de dados abrangentes prontos para uso) é uma iniciativa conjunta da Esri e seus usuários e parceiros, visando compartilhar os melhores mapas e dados para o planeta. O ArcGIS Living Atlas of the World está disponível em qualquer dispositivo, a qualquer momento e em qualquer lugar, e está constantemente crescendo e melhorando.
O conteúdo do Living Atlas inclui dados atualizados de população e de segmentação demográfica. O sistema integra milhões de observações da Terra, feitas por diversos sensores em satélites que atualizam as imagens diariamente. Também há várias camadas de dados temáticas e redes de sensores em tempo real que fornecem fontes dinâmicas de informações, como mapas meteorológicos em tempo real, tráfego e mudanças no uso do solo.
- A integração da ciência de dados e kits de ferramentas de IA aprimora respostas imediatas:
A arquitetura aberta da Esri permite a integração de recursos disponíveis de machine learning, inteligência artificial (IA) e análise preditiva, que funcionam em conjunto com o GIS.
A Agência Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) desenvolveu uma abordagem rigorosa para descobrir o que causou um aumento alarmante de casos de febre do vale, uma rara infecção pulmonar por fungos, que surge no sudoeste dos Estados Unidos. Usando a geografia como base, os pesquisadores combinaram dados de diversos campos científicos com análise especial e modelagem estatística e mostraram que a infecção pulmonar está relacionada ao aumento da temperatura dos oceanos, que afeta os padrões eólicos.
Em diversas agências governamentais e em setores que vão desde varejo e saúde até gestão de emergências e fabricação, o machine learning está analisando dados de localização para criar soluções melhores para problemas amplos. As organizações estão combinando ferramentas do GIS com IA para avaliar risco, melhorar logística e entregas, planejar e selecionar locais estratégicos e prever diversos fenômenos espaciais, como acidentes de tráfego e crime.
- Arquiteturas híbridas distribuídas proporcionam flexibilidade:
A migração do GIS para a nuvem aprimora o poder de integração da tecnologia, conectando dados e fluxos de trabalho e oferecendo insights com base em localização. O software se adapta a arquiteturas de nuvem híbrida, que pode incluir uma combinação de serviços locais, em nuvem privada e em nuvem pública.
Uma grande varejista europeia democratizou o acesso e o uso de informações de localização em toda a organização. Desde que começou esse processo em 2015, a varejista identificou as unidades com maior potencial de ganhos para ter vantagem sobre a concorrência, conseguindo, assim, dobrar a receita.
- Implementação focada em aplicativo permite acesso em qualquer lugar ou dispositivo:
O Centro de Pesquisas Langley da Agência Nacional de Aeronáutica e Espaço (Nasa) dos Estados Unidos, na Virgínia, criou um mapa detalhado de todo o centro, incluindo o interior e o exterior de mais de 200 instalações.
Mais de 300 aplicativos selecionados e personalizados usam o mapa como base para tudo, desde manutenção e segurança diárias até prevenção de enchentes e sustentabilidade. A funcionalidade do GIS pode ser prontamente integrada em fluxos de trabalho, em que mapas e informações espaciais auxiliam na compreensão.
- GIS desktop funciona de forma independente e se integra a serviços para alimentar aplicativos rapidamente:
O Centro Internacional de Genebra para Remoção Humanitária de Minas (GICHD), que busca localizar e remover minas e outros explosivos não detonados em locais vulneráveis de todo o mundo, criou uma ferramenta de gestão de informações para uso em escritório e converteu os fluxos de trabalho em aplicativos da Web.
Os funcionários agora usam para conferir e editar dados e conceder aprovações. Essas soluções funcionam porque o ArcGIS Pro tem o mesmo desempenho em uma nuvem ou um ambiente local virtualizado com a devida configuração que teria em uma máquina desktop. A plataforma utiliza hardware moderno e tecnologia da computação para exibir mapas e cenas com gráficos e realizar análise espacial.
- Integração de imageamento permite obter insights de observações da Terra:
Por sua localização remota e clima inóspito, o Ártico não está totalmente mapeado. Portanto, a Agência Nacional de Inteligência Geoespacial (NGA), a Fundação Nacional da Ciência (NSF), a Universidade de Minnesota, a Universidade Cornell, a Universidade Estadual do Ohio e a Esri se juntaram para produzir automaticamente modelos de elevação digital (DEM) do Ártico, com alta resolução e qualidade, usando imagens ópticas estereoscópicas.
O GIS pode utilizar a enorme quantidade de dados presentes nas imagens enviadas por satélites de pequeno porte, plataformas de sistema aéreo não tripuladas e fontes de dados abertas.
- A criação de gêmeos digitais proporciona experiências em realidade mista:
A Comissão Nacional de Planejamento da Capital, na cidade de Washington, EUA, criou uma “gêmea digital” da capital americana em 3D, que a organização combina com modelos em realidade aumentada de prédios que são propostos a fim de avaliar o impacto visual e ambiental.
Com essa solução imersiva, a comissão pode proteger o famoso cenário de Washington sem deixar de permitir que a cidade continue se desenvolvendo. Com a realidade mista, a Comissão Nacional de Planejamento da Capital ganha uma nova maneira de interagir com as partes interessadas.
A tecnologia também permite a produção de designs com melhor fundamentação e com mais alternativas, que otimizam a entrada de dados ambientais e estendem a resistência total da cidade. Mais especificamente, o recurso do 3D está cada vez mais permitindo que planejadores e construtores urbanos vejam como estruturas futuras funcionarão no mundo físico.
- Um ecossistema de desenvolvedor aprofundado permite uma customização criativa:
Em conjunto com APIs abertas, a Geospatial Cloud da Esri oferece um ecossistema de desenvolvedor que facilita a integração de recursos avançados do GIS em aplicativos personalizados.
O Departamento de Transporte de Massachusetts (MassDOT) aproveitou essa vantagem para desenvolver um aplicativo chamado GoTime, para que as pessoas saibam quanto tempo demora para se deslocar de um lugar a outro de carro.
O aplicativo exibe informações sobre o percurso, em tempo real, em placas permanentes ou temporárias em estradas de todo o estado. Os usuários que queiram planejar uma viagem antecipadamente podem ver o percurso selecionado do início ao fim e até salvar determinadas placas em uma lista de favoritos.
- Parceiros importantes de infraestrutura em nuvem aumentam escala, desempenho e disponibilidade:
Com seu software adaptável, a Esri pode participar de diversas parcerias que trazem benefícios para os usuários.
Por exemplo, a Agência de Solo e Recursos de Ningxia, na China, criou sua plataforma de dados geoespaciais básica com a tecnologia ArcGIS Enterprise da Esri na Alibaba Cloud.
Estas são algumas outras parcerias importantes da Esri:
- Esri e Microsoft trabalhando juntas para lançar IA geoespacial no Microsoft Azure;
- Parceria entre Esri e IBM para oferecer análise espacial de ponta a desenvolvedores na IBM Cloud;
- Integração da inteligência de localização da Esri aos serviços espaciais do SAP HANA;
- Clientes da Esri implementando determinadas licenças do ArcGIS no Amazon Web Services (AWS) Marketplace para estabelecer modelos de preço por utilização.
Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!
Veja também:
5 mitos sobre Location Intelligence
Inteligência Artificial no Agronegócio: Predição e Regressão
Descobrindo oportunidades além da divisão digital
Novidades do ArcGIS Pro 2.4: DEMONSTRAÇÃO EXCLUSIVA DE LANÇAMENTO, ASSISTA AGORA!
ArcGIS Online ATUALIZADO: VEJA A DEMONSTRAÇÃO!
ArcGIS Enterprise 10.7.1: ASSISTA AO VÍDEO DE DEMONSTRAÇÃO!
Apps de destaque do ArcGIS 10.7.1!
A Esri continua se adaptando às mudanças nos cenários comercial, de pesquisa e de computação, em computadores desktop, em dispositivos móveis e na nuvem. A Esri não desacelera e persiste na exploração de novos territórios com maneiras totalmente novas de aplicar o GIS.
Você gostou desse artigo?
O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: