Dica do editor: Ebook Análise de Localização para Varejo

*EBOOK GRÁTIS: Veja como utilizar Location Intelligence e através de uma análise precisa, conseguir vantagens competitivas para sua loja!


A Black Friday e o Natal estão se aproximando e há uma grande expectativa pelos varejistas brasileiros para a retomada dos resultados, que foram impactados pela crise do coronavírus.

Segundo dados da Ebit Nielsen, as vendas de e-commerce devem superar em 27% na Black Friday de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior.

Como preparar o seu negócio para a Black Friday e para o Natal

Apesar dos nossos hábitos de compra terem sido alterados e existir uma tendência para compras online por conta da pandemia, existe um novo modelo híbrido de comportamento que está sendo observado nos consumidores.

Este modelo traz uma junção da experiência online com a experiência de compras em unidades físicas, são as chamadas retiradas de produtos nas lojas, sejam por meio de entrega dentro das lojasou por meio do modelo drive thru.

De olho neste comportamento dos consumidores, algumas redes varejistas já se anteciparam, e desde o começo do mês de novembro, já se encontram no período de promoções de Black Friday com o objetivo de evitar aglomerações em suas lojas físicas na data do evento.

E para que o seu negócio obtenha os melhoresresultadosdeste período de Black Friday e do Natal, superando as metas estabelecidas, listamos algumas atividades essenciais que precisam ser observadas nessas datas:

Entender o perfil dos consumidores:

É necessário conhecer profundamente o perfil dos seus clientes, as perguntas a seguir podem ajudar no entendimento deste público:

  • Nas regiões de atendimento das minhas unidades físicas, qual é o público em que cada uma delas que se encontra?

  • Quem são os meus consumidores online? Eles são de quais regiões?

  • Qual é o perfil do meu público pessoa física e jurídica?

  • Qual é o perfil da renda dos consumidores? Quais são as categorias de produtos que eles consomem? E quantos consomem?

  • Qual é o grau de escolaridade?

  • Quantas residências e comércios possuem na área de atuação das minhas unidades físicas?

  • Os meus clientes já compraram, compram e ou pensam em comprar algum produto ou serviço do meu concorrente?

Como preparar o seu negócio para a Black Friday e para o Natal

Entender quem são os meus concorrentes:

É de extrema importância que se tenha o conhecimento de quem são os seus concorrentes, é preciso conhecer quais são as regiões que eles atendem, onde eles estão posicionados com unidades físicas, onde eles possuem forte atuação em vendas online, quais são os produtos e serviços oferecidos e qual é o perfil de cliente que eles abordam e que podem impactar no seu negócio.

Preparar o meu estoque para atender o perfil de consumidores para cada região:

Uma vez que você já entendeu qual é o perfil de consumo do seu cliente e qual é a atuação dos seus concorrentes, você precisa preparar o seu estoque para atender a demanda da Black Friday e do Natal. Para isso, você pode fazer o uso do histórico de vendas em lojas físicas e online para auxiliar na análise da melhor distribuição do seu estoque, posicionando em cada região a quantidade adequada dos tipos de produtos específicos.

Como preparar o seu negócio para a Black Friday e para o Natal

Para fazer este dimensionamento adequado da quantidade e dos produtos para cada região, você pode utilizar da análise espacial, que lhe promoverá uma visão das regiões mais indicadas para o recebimento de cada tipo de produto.

Além disso, depois de posicionados os produtos nas melhores localidades, você pode utilizar da estratégia de last mile delivery (a última milha de entrega), que é quando um produto sai da prateleira de um armazém e é direcionado para a transportadora que o entregará ao comprador, isto é, o destino final.

Esta análise pode contribuir para o estudo da melhor unidade de estoque para o produto e a garantia da melhor eficiência da operação logística da sua empresa, facilitando a análise de quais centros de distribuição lhe proporcionam melhores indicadores para as entregas dos produtos selecionados para ele receber e distribuir aos consumidores.

Como preparar o seu negócio para a Black Friday e para o Natal

Você pode também utilizar das suas lojas físicas como unidades de estoque, o que chamamos de mini hubs, onde um comprador pode ter como opção a retirada do produto em loja ou lhe assegurar uma entrega ainda mais rápida.

Para te ajudar nas análises espaciais que as atividades de distribuição dos produtos nos estoques da sua empresa e a distribuição inteligente deles aos destinos finais, isto é, os seus clientes, a Plataforma ArcGIS é um ativo essencial, que lhe assegurará as visões mais precisas com informações mais adequadas para as decisões a serem tomadas que competem aos atingimentos de indicadores estabelecidos.

Ebook: Análise de Localização para varejo


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

EBOOK GRÁTIS: Análise de Localização para varejo!

Saiba meios de conhecer o comportamento do cliente no varejo

ArcGIS Online: atualizações de outubro de 2019

Exagere nos seus mapas!

O surgimento de uma nuvem geoespacial


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: