A parceria iniciada em 2016 da Esri e Waze, maior plataforma de navegação colaborativa, com mais de 100 milhões de usuários ativos por mês, possibilita, desde julho de 2018, o acesso à camada de Alertas em Tempo Real compartilhados com o aplicativo, a governos municipais, companhias de saneamento e concessionárias de rodovias.

A camada está disponível para os usuários do ArcGIS Online no Marketplace, repositório onde estão disponíveis conteúdos geográficos e aplicações, fornecendo aos usuários informações geradas, em tempo real e anônimas, diretamente da fonte: os próprios motoristas.

As informações fornecidas sobre o tráfego e as condições de trânsito disponíveis ao público, oferecem aos usuários um fluxo de dados constantemente atualizados em tempo real, possibilitando trabalhar com os problemas relatados e detectar engarrafamentos, para que possam responder a esses eventos de várias maneiras para melhorar a segurança dos motoristas e manter a fluidez das vias.

Esri e Waze: usuário ArcGIS pode acessar informações no Connected Citizens

Para ter acesso aos dados de incidentes e lentidão geradas pelo aplicativo, os governos municipais, companhias de saneamento ou concessionárias de rodovias precisam fazer parte do Programa Connected Citizens do Waze.

Uma vez aceito no programa e sendo usuário da plataforma ArcGIS, o público tem acesso à camada que mostra a localização dos pontos de colaboração dos motoristas a respeito de informações como:

  • Congestionamentos
  • Buracos nas vias
  • Acidentes
  • Obras
  • Veículos parados
  • Objetos na via
  • Falta de sinalização

Em um momento em que a informação é vista como o novo ouro, o Waze está divulgando esses dados gratuitamente para qualquer usuário possa compartilhar dados relevantes para o aplicativo.

Mais de 700 cidades ao redor do mundo já fazer fazem parte do Waze Connected Citizens Program, em um compartilhamento bidirecional de dados, onde os usuários podem compartilhar dados que já gerenciam no ArcGIS como dados abertos no aplicativo, fornecendo informações a respeito de interdição de vias, obras, equipamentos públicos listagens de empresas, locais de estacionamento e muito mais.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

Os apps de campo estão facilitando o trabalho das utilities

Transformação Digital: uma introdução ao termo e seu impacto no setor de telecom

Saiba como os dados estão impulsionando o varejo


Sendo membro do Programa Connected Citizens, o usuário recebe o feed de informações obtidas pelo Waze em tempo real para a sua região.

Os dados são consumidos via ArcGIS Online, onde os incidentes reportados na última hora são atualizados a cada 5 minutos, ou ainda somado ao ArcGIS Entreprise, que através do Waze Connector permite o armazenamento de um grande volume de dados e a atualização das informações a cada minuto.

As informações podem ser usadas na plataforma ArcGIS para habilitar soluções para gerenciamento de tráfego, segurança e resposta a incidentes, como a construção de aplicações e dashboards que permitam a consciência situacional das condições de trânsito em um município e agilizem a resposta aos incidentes, melhorando assim, os serviços da cidade para os seus cidadãos.

Aderir ao Programa Connected Citizens é mais do que uma simples troca de dados, é a união de uma comunidade que compartilha ideias, dados, análises e projetos em que está trabalhando. Torne-se um membro hoje e compartilhe seu trabalho incrível com usuários ao redor do mundo!

“Os municípios, companhias ou empresas que fazem parte do Programa Connected Citizens do Waze contam agora com a possibilidade de explorar os dados de Alertas em Tempo Real a partir dos recursos da Plataforma ArcGIS, trazendo os dados colaborativos enviados pelos motoristas como informações em aplicações e dashboards que apoiem a agilidade e eficiência na resposta aos incidentes e melhorem os serviços da cidade para os seus cidadãos.”


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: