Tecnologias essenciais para o setor de mineração

Daniel Henrique Cândido - Especialista em Recursos Naturais - Imagem Esri - Autor Portal GEO

Daniel Henrique Cândido

Especialista em Recursos Naturais - Imagem/Esri

As últimas décadas trouxeram um avanço tecnológico substancial. Equipamentos com grande capacidade de processamento são cada vez mais comuns e menos custosos. Ao lado desse desenvolvimento, temos a possibilidade de utilização de novas ferramentas computacionais como apoio para as atividades industriais. Neste artigo você vai conhecer tecnologias essenciais que vão impactar o setor de mineração.

Considerando estes aspectos, a tecnologia GIS têm avançado e se apresentando como um importante conjunto de instrumentos de apoio para a melhoria da produtividade.

Nesse contexto, a mineração é um dos setores industriais com maior nível de complexidade. O nível de exigência faz com que seja fundamental que se tenha acesso ao Estado da Arte em tecnologia para suporte das operações.

Como a tecnologia pode impactar os processos de mineração?

 

Um bom exemplo de como o avanço tecnológico apresenta impacto positivo na dinâmica operacional, aumentando a produtividade do setor envolvido consiste no processo adotado na realização de trabalhos de campo.

Tradicionalmente, os trabalhos de campo envolvem anotações em cadernos, coletas de amostras e fotos. Todas essas anotações são armazenadas em fichários, ou então planilhados em softwares para consulta posterior.

A transformação digital envolve a utilização de aplicativos especialmente instalados em dispositivos móveis, possibilitando que todos os dados sejam coletados e já integrados em um banco de dados geográfico, o qual pode ser facilmente compartilhado com qualquer membro da companhia. A coleta de amostras, antes etiquetadas manualmente, passam a ser feitas via leitura de código de barras com a câmera do dispositivo móvel.

O ganho de produtividade vinculado ao processo de transformação digital é enorme. Além de facilitar e agilizar o processo de captura e resgate de dados, a adoção de soluções tecnológicas fazem com que se minimizem erros e se evite o retrabalho, uma vez que o compartilhamento de dados possibilita com que toda empresa tenha visibilidade dos dados coletados em cada local da território de atuação de sua empresa.

Um processo de transformação digital como esse é capaz de tornar mais dinâmico o trabalho de toda a companhia, gerando significativo ganho de tempo, automatizando as tarefas mais burocráticas e manuais, possibilitando que os agentes envolvidos foquem seus esforços no que é mais importante, melhorando o nível de conhecimento e a capacidade de trabalho de toda a companhia.

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

 

Ebook NOVO! 10 MOTIVOS PARA CONHECER O ARCGIS PRO

Geoprocessamento: desenvolvendo sua carreira profissional

Criança sem computador usa tablet de loja para fazer trabalho de geografia

O surgimento de uma nuvem geoespacial


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado:

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!