O ESG tem mudado a forma que muitas empresas atuam e pensam seus negócios e guiado muitos investidores nas suas decisões e análises de risco.

A abreviação representa os conceitos Environmental, Social e Governance, que designam um conjunto de melhores práticas ambientais, sociais e de governança que cada vez mais empresas tem adotado.

O tema vem evoluindo ao longo do tempo e apareceu pela primeira vem em 2005 em um relatório da ONU que apresentava recomendações do setor financeiro para uma melhor integração entre questões ambientais, sociais e de análise de governança, gestão de ativos e corretagem de valores imobiliários.

Atualmente, com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) postos pela Assembleia Geral da ONU em 2015, as empresas ganharam parâmetros ainda mais claros para seguir e o ESG tomou força. Esses novos parâmetros fizeram com que as empresas precisassem se adaptar a esse novo cenário e a buscar soluções para que pudessem atender esses acordos e ganhar certificados que comprovassem seu comprometimento com o ESG.

Por ser um setor que atua diretamente com o cliente final, o VAREJO vem ampliando seus horizontes, investindo em recursos tecnológicos que facilitem a vida do consumidor e a organização da empresa e aumentando a experiência direta com os seus consumidores. Nisso o impacto do ESG é ainda mais importante, tanto como estratégia positiva quanto como ação de defesa.

Tais estratégias e ações buscam reduzir problemas como a insustentabilidade da cadeia produtiva, a ineficiência logística que gera um alto impacto ambiental, a perda de competitividade e valor de mercado, a dificuldade em se adequar às regulações do ESG, o aumento de custos e risco para os negócios e a geração do Greenwashing.

Nesses pontos, o Sistema de Inteligência Geográfica (GIS) pode atuar solucionando, direta ou indiretamente, diversos problemas. Com o uso de sistemas, através de dados e localização, em um processo tecnológico e inovador, é possível garantir que todas as operações, desde a rastreabilidade dos insumos em um primeiro nível, até a divulgação de fato ao consumidor final, atendam a critérios sociais e ambientais a fim de garantir uma maior eficiência produtiva que reflete diretamente nos negócios.

Os consumidores estão mais atentos em todos os impactos da cadeia de produção com reflexos diretos em comportamentos da sociedade atual. Com isso, todo o mercado e sua cadeia produtiva precisam estar atentos e preparados para atender a essa demanda que impacta de forma exponencial todos os âmbitos da sociedade.

Como aplicamos o GIS na prática?

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