Inovação na publicidade usando dados de localização

Felipe Seabra

Gerente de Marketing - Imagem/Esri

As marcas que procuram atingir o público com mensagens personalizadas em tempo real agora contam com uma nova estratégia: mensagens personalizadas usando dados de localização anônimos.

Em Los Angeles, a gigante de outdoors Lamar Advertising estabeleceu uma parceria inovadora com duas marcas bem conhecidas para alcançar clientes e prospects em locais específicos, tudo com a ajuda de dados anônimos.

A notícia do The Drum mostra uma experiência inédita: a Lamar se uniu à Delta Airlines, ao clube de fitness Equinox e ao FlightAware, para criar uma campanha publicitária out-of-home (OOH).

A Lamar obteve dados anônimos da Delta e da FlightAware, mostrando o número de voos de aviões que chegam ao Aeroporto de Los Angeles (LAX) a partir de cinco cidades internacionais e de três nacionais.

Esses dados foram usados para criar outdoors digitais próximos ao LAX para exibir mensagens personalizadas para os viajantes, como por exemplo: “Acabou de desembarcar do voo DL9293? Aproveite o dia em Amsterdam.”

O anúncio direciona as pessoas para uma página web onde é possível agendar um treino de “sweatlag”- uma aula projetada pela Equinox para evitar o desconforto no sono trazido pela troca de fuso horário, o famoso jetlag.


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Engajamento através da personalização

 

Embora a publicidade personalizada seja algo desejado por grandes líderes dos mais diversos setores, as empresas querem e precisam estar atentas em como as informações pessoais são usadas.

No caso da campanha digital da Equinox, o marketing adota uma abordagem de personalização das mensagens sem violar a privacidade do cliente.

Eric Pollard, consultor da Esri, ajudou a definir a tendência de personalização da comunicação em uma entrevista recente:

“Com o advento das compras digitais e do e-commerce, o uso de dispositivos móveis e formatos variados de lojas, a era de uma abordagem única para os consumidores acabou. As lojas de departamentos nos mostraram que tentar ser tudo para todos sem ter um foco direcionado, não é mais um plano de negócio sólido.”

Nesse contexto, a publicidade out-of-home está ressurgindo, usando técnicas de mensuração e estratégias de localização para acompanhar a evolução da propaganda em canais digitais como o Facebook e outras mídias sociais.

Os profissionais de marketing da Lamar, Equinox e Delta estão usando canais OOH e a localização de novas formas. Eles combinam uma compreensão de como as pessoas se movem pela área de Los Angeles com mensagens novas relacionadas a experiências pessoais de viagem e comunicam essas mensagens em tempo real por meio de outdoors.

Contexto e impacto da localização

 

As empresas que dominam o uso de estratégias de localização para entregar mensagens personalizadas em lugares relevantes, conseguem obter a atenção de clientes e prospects. Em um podcast, a editora-chefe da Retail TouchPoints, Debbie Hauss, aponta que os dados de localização anônimos são uma maneira intuitiva de causar uma forte impressão nos consumidores – especialmente no mundo da publicidade OOH:

“… Se eu estiver passando por um anúncio digital em um ponto de ônibus, por exemplo, ele pode me mostrar algum conteúdo relevante nesse momento. Isso é realmente impressionante e impactante. Eu acho que quando os varejistas estão pensando em localização, eles não pensam necessariamente em mensagens on-the-go. Isso com certeza deve mudar e ter mais importância.”

Para envolver os consumidores, as marcas precisam enviar uma mensagem personalizada no momento e no local certo. A campanha “sweatlag” da Equinox demonstra como as empresas estão inovando no modo como realizar essas campanhas. Ao mesmo tempo, fazem conexões com clientes potenciais e respeitam os padrões de proteção de dados pessoais.


FONTE: Advertising Innovation: Personal Yet Anonymous (WhereNext Magazine – Esri)


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