Introduzindo os User Types
O ArcGIS Online foi atualizado no dia 5 de dezembro. Há uma série de novas funcionalidades nesse release, incluindo algumas atualizações de interface, mudanças em workflows e uma evolução no licenciamento de Níveis para User Types.
Essas mudanças podem ser disruptivas e para isso, deixo para você aqui uma visão geral dessas mudanças para te deixar preparado para as novidades que estão chegando.
O que são os User Types?
Até a atualização de dezembro, as funcionalidades do ArcGIS Online são diferenciadas pelos níveis dos usuários (Usuários Nível 1 e Nível 2), permitindo aos usuários que apenas visualizem conteúdo ou que acessem todas as capacidades da plataforma.
Nossa comunidade de usuários solicitou por uma maior variedade de acesso às funcionalidades e Apps. Para atender essas solicitações, agora evoluímos o licenciamento para User Types, que são uma combinação de identificação, funcionalidades e apps que vão ao encontro do que os membros das empresas necessitam.
Por exemplo, o usuário Creator tem acesso à todas as capacidades do ArcGIS Online, bem como as Apps de Escritório, Apps de Campo e Apps Essenciais. O usuário Viewer tem acesso as Apps Essenciais e a visualizar funcionalidades do ArcGIS Online. Abaixo explicaremos o que são esses usuários e Apps.
As descrições de Viewer e Creator são equivalentes aos atuais usuários de nível 1 e 2. Na prática, a mudança para User Types não vai ser notada por boa parte dos usuários, à medida que suas funcionalidades e privilégios se manterão os mesmos mas os administradores já poderão ver a atualização nos nomes (Nível 1 para Viewer e Nível 2 para Creator).
Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!
Veja também:
Esri e Waze – Saiba mais sobre essa parceria
O índice do Câncer visto de cima
Os apps de campo estão facilitando o trabalho das utilities
Após a atualização de dezembro, User Types adicionais (Editor, Field Worker e GIS Professional) estarão disponíveis para compra. Esses novos usuários, que incluem um mix de funcionalidades e também apps, são precificadas de acordo com o que estiver incluso nesse pacote. Por exemplo, o user type Field Worker inclui a capacidade de editar conjunto de dados através de Apps como Survey123, Workforce e Collector. Se você está precisando de mais usuários em sua organização que precisem coletar dados em campo, o Field Worker é o User Type a se considerar.
O que mudou?
Embora as funcionalidades disponíveis para os atuais usuários permaneçam as mesmas, há algumas mudanças interessantes para você já ir se preparando até o lançamento.
Mais opções
Agora são 5 tipos de usuários disponíveis, que permitem escolher melhor as capacidades e apps que mais se adaptem às suas necessidades.
Mudanças na terminologia
Os User types substituíram os “Níveis/Levels” de usuário. Os membros agora serão descritos por um nome (como Viewer ou Creator) que definirão suas funcionalidades, capacidades e permissões.
Agora há um conceito de Included Apps (de benefício) e Add-on Apps (sob demanda). Os Included Apps são apps que já são inclusos com os User Types e elas não podem ser repassadas para outros membros, ficando disponíveis assim que a conta é ativada.
Se os usuários necessitam de acesso a outros apps que não estão inclusos nativamente no seu User Type, como o Insights por exemplo, esses apps podem ser adquiridos separadamente e atribuídos ao usuário como um Add-on App, promovendo flexibilidade adicional às empresas. Os Add-on Apps podem repassados para outros membros.
O conceito de App Bundles vai ser novo nessa atualização. App Bundles são grupos de apps que muito frequentemente são utilizados juntos e que podem ser adquiridos através de um Bundle.
Os três tipos de App Bundles estão ilustrados na figura abaixo:
O que não muda?
Algumas características irão se manter as mesmas. Segue abaixo um resumo do que não irá mudar.
Papéis e funções
Embora os User Types definam quais capacidades um membro pode potencialmente acessar, o privilégio atribuído a um membro define quais capacidades e funcionalidades ele poderá acessar. Por exemplo, usuários Nível 1 com a atribuição de Viewer não têm privilégios para juntar-se a outros grupos fora de sua empresa, embora eles tenham acesso a essa funcionalidade.
Entretanto, um administrador pode criar um acesso customizado e atribuir o privilégio a esse usuário de poder entrar em grupos fora de sua companhia. Esse mesmo conceito se aplica aos User Types, já que os membros devem receber tanto um User Type quanto a sua função, que terá os privilégios para acessar recursos específicos.
A função atribuída atualmente aos membros vai se manter a mesma após a atualização do ArcGIS Online. Enquanto os User Types determinam suas capacidades, o privilégio que pode ser atribuído a um membro é baseado na sua compatibilidade com o User Type do membro.
Add-on apps
Os User types foram feitos para atender à necessidade dos usuários, mas mesmo assim, os usuários podem precisar de apps que não estão inclusos nativamente em seus User Types.
Esses apps podem ser adquiridos e disponibilizados sob demanda. Os Apps Add-on podem ser atribuídos à identidade de um membro que já tenha sido atribuído a um User Type compatível, para fornecer acesso aos apps adicionais. Por exemplo, Survey123 é um add-on compatível com o usuário Editor, uma vez que o Editor não inclui o Bundle de Apps de Campo nem o Survey123.
Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre os User Types!
O que vem por aí?
Em breve disponibilizaremos mais informações sobre os User Types e muito mais novidades vindas da Esri. Fique atento e acompanhe o Portal GEO!
Você gostou desse artigo?
O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: