Em um mercado cada vez mais competitivo e com a crescente busca de otimização para a utilização dos insumos, a redução de custos e o aumento da produtividade são cada vez mais críticos para a sobrevivência dos produtores. Um planejamento do plantio mais detalhado se torna necessário.

Independentemente da cultura, o início das operações é determinado pelo plantio e é necessário ficar atento para, além do acompanhamento de chuvas e seleção da melhor época para plantar, fazer a revisão do maquinário e planejar as quantidades de insumos necessários para a manutenção da plantação.

Como o planejamento do plantio é o momento de tomar decisões estratégicas para grandes investimentos, é essencial que se utilize as tecnologias disponíveis para que, tanto o consumo dos insumos como as horas de máquina ou mão de obra, sejam estimadas com mais assertividade, e para entender como é possível alcançar melhores resultados de produtividade com os recursos e terras disponíveis, assim ampliando a lucratividade da produção.

Entre as variáveis que afetam o planejamento existem muitas que estão além do controle do produtor e são grandes os desafios a serem enfrentados como tempo de maturação e perecibilidade dos produtos, sazonalidade do mercado, dependência de recursos naturais além das dificuldades no controle, tempos de espera e comercialização.

3 momentos que fazem a diferença no planejamento do plantio

São três os momentos de grande relevância no planejamento de plantio. Primeiramente a decisão de o que produzir, pois é necessário analisar o solo disponível, sua rotatividade, os insumos viáveis e os possíveis resultados comerciais de cada cultura.

Após a definição do que, vem a segunda decisão crítica que é o quanto produzir. Apesar de depender da natureza para alcançar os resultados, com certeza um planejamento bem feito vai aproximar os resultados dos números planejados. Fazer escolhas e tomar decisões como diversificar as culturas ou manter apenas uma modalidade de produção, balanceando os custos de cada modelo, e avaliar como eventos inesperados podem impactar cada tipo de plantação.

Por fim, o terceiro momento chave do planejamento é a decisão temporal. Produzir para quando. Processos produtivos atuais muitas vezes precisam se adequar a processos industriais, evitar perdas e atender a prazos restritos.

Com as fazendas se tornando uma grande indústria e produzindo várias culturas em um mesmo ano, essa janela de plantio para um determinado cultivo está cada vez menor. E assim o produtor não pode desperdiçar tempo com o planejamento. Necessita de uma ferramenta que permita fazer um projeto eficiente, de maneira rápida e fácil e disponibilizar muitas informações sobre esse projeto para a sua tomada de decisão.

Webinar: A importância do planejamento do plantio agrícola na busca da produtividade

É preciso modificar seus esquemas de produção para fornecer seus produtos com a frequência requerida pelo processamento industrial, evitando-se ao máximo estoque e perdas desnecessárias. Hoje, o agronegócio busca trabalhar com entregas de matérias-primas mais constantes, em prazos determinados e planejar estoque e silagem.

Com tantos desafios lançados, a realização de um planejamento do plantio se torna cada vez mais necessária, pois dessa forma o produtor é capaz de visualizar as variáveis, seus impactos e mitigar os riscos de impactos negativos no processo de produção.

A utilização de ferramentas gerenciais são essenciais para tornar a gestão agrícola mais competitiva e ampliar o entendimento do produtor, que precisa combinar sua experiência, conhecimento técnico e planejamento, construindo uma capacidade de tomada de decisão para utilização de modelos que envolvem sistemas variados e métodos que sustentam a atividade agrícola, ajudam a prevenir falhas, controlar processos e alcançar os resultados.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

10 ações essenciais para ser um líder de GIS

Descomplicando o GIS

Geocodificação e roteamento mais precisos com o StreetMap Premium

Construa um mapa de calor em 5 minutos


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: