Um líder de GIS geralmente não está associado a uma descrição ou cargo específico. Um líder de GIS pode ser gerente, analista, técnico, administrador, desenvolvedor, programador ou especialista.

Um líder de GIS lidera pelo exemplo e atua como parceiro e consultor que refina e aprimora os processos de negócios de GIS

Como líder de pensamento e agente de mudança, um líder de GIS dentro de uma organização aborda o GIS com uma mentalidade de negócios e entende como integrar à inteligência do negócio.

Aqui estão as 10 ações essenciais para se tornar um líder de GIS:

  1. Fornecer soluções inovadoras/criativas que resolvem problemas geoespaciais complexos.

  2. Treinar e guiar análises e tomadas de decisões através da orientação geoespacial.

  3. Possuir interesse contínuo em adquirir conhecimento técnico.

  4. Desenvolver métodos para estabelecer uma visão GIS e criar um roteiro para chegar lá, liderando a equipe nesta jornada.

  5. Incentivar supervisores, gerentes, colegas e todos os stakeholders a abraçar a mudança tecnológica.

  6. Inspirar e motivar as pessoas ao redor.

  7. Promover um ambiente de aprendizagem dentro da organização que desafie os membros a aplicar o pensamento crítico à solução de problemas geoespaciais.

  8. Evangelizar o uso dos recursos GIS.

  9. Estimular novas ideias e conceitos.

  10. Inspirar a inovação GIS na cultura organizacional.

Se você não tiver certeza de quem são os líderes de GIS em sua empresa, a dica é prestar atenção em quem está realizando as ações da lista anterior. Os líderes de GIS geralmente são inspirados pelo que estão fazendo e também aprenderam a evangelizar o potencial do GIS no ambiente de trabalho.

Os desafios de um líder de GIS passa por responder às seguintes questões:

  • Como garantimos que estamos utilizando e integrando todo o potencial e as capacidades de nossa plataforma GIS? Qual é o plano para resolver as lacunas e deficiências?

  • Como podemos assegurar que toda a empresa tenha integrado o GIS em suas práticas de negócios?

  • Estamos enfrentando os maiores problemas através da inteligência geográfica?

  • Estamos efetivamente transferindo experiência e conhecimento GIS dentro de nossa empresa?


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

Descomplicando o GIS

eBook grátis: ArcGIS com Especialistas

Geocodificação e roteamento mais precisos com o StreetMap Premium

Desafios no planejamento urbano das cidades brasileiras


Conquiste líderes GIS na sua empresa!

Você os faz!

Você os orienta!

Você se torna um!

Se você usa os termos GIS, geoespacial ou inteligência geoespacial no cotiidiano da sua organização, tudo o que faz é sobre Location Intelligence e pode significar a prática de liderança.

Para retornar à pergunta original, um líder de GIS é um agente de mudança dentro da organização, defendendo todas as iniciativas de GIS e que aconselhando, orientando e instruindo tudo sobre os recursos e uso de GIS.

Um líder de GIS aplica a geografia enquanto navega no mundo do mapeamento e da Location Intelligence. Por meio de liderança altruísta, o líder de GIS fornece uma visão da melhor implementação dessa tecnologia e a estratégia para alcançá-la com sucesso.


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: