Vou apresentar aqui neste post para todos os usuários do ArcGIS Online uma visão geral do Map Viewer Beta.

O Map Viewer Beta representa a próxima geração de ferramentas de mapeamento do ArcGIS Online e do ArcGIS Enterprise. Essas ferramentas incentivam a criatividade ao oferecer uma experiência incrível para os principais fluxos de trabalho de trabalho com mapas.

Recomendo que você utilize o Map Viewer Beta para experimentar as atualizações instantâneas ao modificar símbolos, pop-ups e filtros à medida que cria e explora seus mapas e dados.

Você poderá criar pop-ups fantásticas com um ou mais elementos de conteúdo, incluindo anexos e rich text.

Conhecerá o novo estilo de mapeamento inteligente de densidade de pontos para apresentar seus dados de uma maneira diferente.

O Map Viewer Beta está disponível para os usuários do ArcGIS Online e será lançado proximamente para o ArcGIS Enterprise.

Nova aparência e layout

O Map Viewer Beta apresenta uma nova aparência que oferece um fluxo lógico da esquerda para a direita ao criar mapas.

As ferramentas para os principais fluxos de trabalho, como adicionar camadas, alterar mapas base e salvar estão localizadas à esquerda. O mapa está localizado no meio e as ferramentas de refino como alterar estilo e configurar os pop-ups das camadas estão disponíveis à direita.

O Map Viewer Beta foi construído com componentes Calcite Web que serão usados na plataforma ArcGIS como um todo. Logo, você verá designs e fluxos semelhantes em toda a plataforma ArcGIS.

Map Viewer - imagem 1

As ferramentas gerais e as ferramentas de refino são apresentadas da esquerda para a direita.

Rápido, flexível e imediato

Obtenha atualizações instantâneas ao selecionar os estilos de símbolos, refinar os dados ou selecionar os estilos de mapas.

O Map Viewer Beta foi criado usando a API do ArcGIS for JavaScript 4x. Além de outras funcionalidades, como reordenar todos os tipos de camadas e procurar dinamicamente os nomes de campos, a nova estrutura permite uma renderização rápida no lado do cliente, o que possibilita ver imediatamente as mudanças de estilo, de filtros e de configurações de pop-ups.

Ao clicar nas mais de 300 rampas de cores disponíveis, o mapa é atualizado imediatamente, permitindo que você defina rapidamente as cores e os filtros que melhor se adaptam aos seus dados.

Map Viewer - imagem 2

Pop-ups estilizados no Map Viewer

O Map Viewer Beta fornece uma nova experiência para configurar e visualizar pop-ups, transformando uma lista de atributos pouco expressiva em uma exibição significativa de informações.

O Map Viewer Beta fornece mais opções ao configurar os pop-ups, como incluir diferentes elementos de conteúdo nos pop-ups, integrar anexos de exibição e atualizações imediatas de configuração.

Os pop-ups agora podem ser configurados com vários elementos de conteúdo, permitindo incluir informações sobre atributos, rich text e anexos ou imagens no mesmo pop-up.

No exemplo abaixo, o pop-up divide a tabela de atributos inicial em dois elementos de conteúdo, destacando diferentes seções do pop-up. As imagens em anexo podem ser exibidas nos pop-ups como uma galeria de imagens, permitindo que o leitor veja ao mesmo tempo as informações dos atributos e os anexos.

Map Viewer - imagem 3

Mais layouts de impressão

O Map Viewer (clássico) permite a impressão do mapa com uma barra de escala ou legenda. O Map Viewer Beta inclui a opção de imprimir somente o mapa, mas também inclui vários outros layouts e a capacidade de especificar a escala e o valor de DPIs para a saída.

Novas ferramentas com mapeamento inteligente

O Map Viewer Beta melhora vários fluxos de trabalho e insere funcionalidades completamente novas.

O novo estilo de mapeamento inteligente de densidade de pontos agora está disponível apenas no Map Viewer Beta. Também oferece a capacidade de girar o mapa a partir do norte verdadeiro e de pesquisar e copiar coordenadas usando x, y e outras coordenadas.

Onde encontrar o Map Viewer Beta

O Map Viewer Beta está disponível para todos os usuários do ArcGIS Online.

Você será notificado sobre o Map Viewer Beta quando abrir o Map Viewer pela primeira vez, mas também poderá iniciar o Map Viewer Beta a partir das páginas de conteúdo e dos itens de mapas web e de camadas de feições.

Nota: Se você deseja ocultar o botão Abrir no Map Viewer Beta (Open in Map Viewer Beta) na página de itens da sua organização, pode desativá-lo nas configurações administrativas, conforme descrito neste link.

Map Viewer - imagem 4

Conhecer seu feedback sobre o novo software é muito importante para nós. Criamos um espaço na GeoNet especificamente para obter informações, comentários e discussões de pessoas que usam o Map Viewer Beta. Depois de experimentar alguns fluxos de trabalho, compartilhe seus comentários com a equipe do produto e outros usuários aqui.

Esse espaço já contém links com muitas informações, incluindo um tutorial de início rápido, o roadmap Map Viewer Beta e um guia de compatibilidade.

Haverá atualizações contínuas nos próximos meses, portanto, fique atento ao Portal GEO para acompanhar as novidades.

Para assistir o vídeo completo do lançamento oficial do ArcGIS 10.8, com essa e mais novidades, é fácil:
É só clicar aqui!

Assista agora: ArcGIS 10.8 lançamento oficial no Brasil


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

ArcGIS 10.8: veja os destaques do mais novo lançamento da Esri

SAÚDE PÚBLICA EM ALERTA: veja especialistas falando de medidas eficazes contra o coronavírus

ArcGIS Field Maps, uma nova ferramenta para mobilidade

As geotecnologias na Nova Gestão Pública

5 razões para utilizar imagens Landsat no ArcGIS

5 etapas efetivas para governos enfrentarem o COVID-19


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: