No início do ano tivemos o grande lançamento da versão 10.8 da plataforma ArcGIS, que apresentou diversas novidades na plataforma.

No meio do ano tivemos a Esri User Conference, o maior evento GIS do mundo, que nesta edição aconteceu no formato online, englobando várias sessões, apresentações e workshops com conteúdo exclusivo sobre novidades da plataforma ArcGIS.

Veja agora alguns destaques destas atualizações importantes e bastante aguardadas que ocorreram nos produtos Esri:

O que há de novo no ArcGIS Pro 2.6

A última versão do poderoso software desktop da Esri está disponível e conta com mais de 150 aprimoramentos e ideias de nossos usuários que agora se tornaram realidade na ferramenta.

O ArcGIS Pro 2.6 permite agora que você trabalhe com seus dados 3D de uma maneira totalmente nova. As Camadas Voxel são um novo tipo de camada capaz de criar visualizações volumétricas 3D a partir de dados netCDF, como dados atmosféricos, oceânicos e modelos de geologia subterrânea.

Confira as principais atualizações da plataforma ArcGIS - imagem 1

Novas opções de estilização de mapas com o Graphic layers estão agora disponíveis com o ArcGIS Pro 2.6, em que você pode facilmente adicionar camadas gráficas ao seu mapa, incluindo imagens, desenhos ou textos customizados.

Confira as principais atualizações da plataforma ArcGIS - imagem 2

Há também melhorias para gerenciar, analisar e trabalhar com modelos de rede, como a ferramenta Network Trace, capaz de modelar o fluxo de recursos através da rede. A ferramenta Parcel Fabric também apresenta novidades nos ajustes de lotes e polígonos.

Outra novidade é o novo Suitability Modeler, disponível com uma licença da extensão Spatial Analyst. É um ambiente dinâmico de painéis e mapas interativos que permite o desenvolvimento de modelos de análise de adequação, que podem ser usados para determinar a melhor localização para a construção de um empreendimento, ou definir as melhores áreas para reserva de parques, entre outras aplicações, sem sair do ArcGIS Pro.

Confira as principais atualizações da plataforma ArcGIS - imagem 3

A extensão Utility Network agora oferece suporte a objetos não espaciais, com modelagem de rede avançada, visualização aprimorada, análise incorporada e acesso mais fácil à rede em toda sua organização. Usando a capacidade de objetos não espaciais, as organizações podem modelar suas redes complexas com mais detalhes, sem a necessidade de duplicar geometrias.

Novidades do ArcGIS Enterprise 10.8.1

O ArcGIS Enterprise 10.8.1 também já está disponível e oferece novas possibilidades aos usuários, incluindo melhorias no conteúdo e administração de membros. Além disso, esta nova versão incorpora o novo Map Viewer beta, o novo ArcGIS StoryMaps, e o construtor de apps ArcGIS Experience Builder.

A experiência de usuário foi redesenhada no portal do ArcGIS Enterprise 10.8.1, facilitando a gestão de conteúdo, serviços, membros e a visualização das informações da organização, além da atribuição de licenças complementares padrão.

Uma novidade bastante aguardada é que, a partir do 10.8.1, agora você pode migrar conteúdo de grupos entre diferentes portais do ArcGIS Enterprise. Esse novo recurso é ótimo se você estiver migrando conteúdo em desenvolvimento para ambientes de produção final. Você pode até usá-lo para mover o conteúdo entre dois ambientes desconectados.

Confira as principais atualizações da plataforma ArcGIS - imagem 4

A versão 10.8.1 também traz muitos novos recursos ao ArcGIS Enterprise SDK, como suporte aos serviços de Utility Network e melhorias em geral nos serviços de SOI e SOE.

Se você acompanhou as novidades da plataforma lançadas no início do ano, sabe que uma nova geração de mapeamento está chegando com o novo Map Viewer beta, que inicialmente estava disponível apenas para o ArcGIS Online.

A novidade agora é que o novo Map Viewer beta agora também já está disponível no ArcGIS Enterprise 10.8.1. Ele inclui novos recursos de simbologia, é mais flexível com layouts, apresenta novos estilos de mapeamento inteligente, e muito mais.

Da mesma forma, a versão do ArcGIS Enterprise 10.8.1 conta também com o novo ArcGIS StoryMaps, que é flexível, poderoso e intuitivo, para você criar histórias ainda mais impactantes. Você pode navegar para o espaço Coleções através da guia no cabeçalho do ArcGIS StoryMaps ou no link no menu de perfil.

Confira as principais atualizações da plataforma ArcGIS - imagem 5

O ArcGIS Experience Builder também vem com o ArcGIS Enterprise 10.8.1. Este aplicativo permite criar experiências únicas na web usando layouts, conteúdo e widgets flexíveis que interagem com dados 2D e 3D.

Outros destaques ainda envolvem novas funções de servidor, com melhorias no ArcGIS Notebooks, e novas capacidades com o ArcGIS Image Server e ArcGIS GeoEvent.

Atualização do ArcGIS Online

Esta nova atualização do ArcGIS Online adiciona diversos novos recursos e aprimoramentos, incluindo novas capacidades de personalização da página inicial, melhorias no Map Viewer beta e uma experiência redesenhada no perfil da organização.

O novo editor permite criar rapidamente uma home page moderna e com aparência profissional, que reflete a marca e a missão da sua organização.

Confira as principais atualizações da plataforma ArcGIS - imagem 6

O ArcGIS Notebooks já saiu da versão beta e agora está disponível para todas as organizações do ArcGIS Online. O ArcGIS Notebooks fornece uma experiência Jupyter Notebook na nuvem do ArcGIS Online para criar, compartilhar e executar fluxos de trabalho administrativos e de gerenciamento de data science.

Confira as principais atualizações da plataforma ArcGIS - imagem 7

Esta atualização do ArcGIS Online conta também com melhorias nos aplicativos configuráveis, como o Vizualizador de Anexos, Zone Lookup, e a Category Gallery. Além disso, o conteúdo do Living Atlas of The World, a maior coleção online de informações geográficas do mundo, continua sendo atualizado.

O Visualizador de Mapas apresenta novos renderizadores para exibição dinâmica de imagens, como o Shaded Relief, uma nova simbologia capaz de gerar uma representação colorida do terreno usando sombreamento tradicional ou multidirecional.

Confira as principais atualizações - imagem 8

O novo Map Viewer beta, aplicativo de criação de mapas da próxima geração do ArcGIS Online e agora também do ArcGIS Enterprise, está avançando cada vez mais e apresenta novidades na organização de camadas, rotulagem de cluster e em simbologia de pontos.

O Scene Viewer, o visualizador de dados 3D do ArcGIS Online, tem melhorias na qualidade de suas configurações. Por exemplo, o estilo de água está aperfeiçoado e exibe reflexos de prédios, montanhas, edifícios e outros objetos, o que vai deixar suas cenas ainda mais reais.

Confira as principais atualizações - imagem 9


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

ArcGIS Field Maps, uma nova ferramenta para mobilidade

EU Esri 2020: 100% online e grátis – INSCRIÇÕES ABERTAS!

GIS conectando o nosso mundo: evento digital foi anunciado

Map Viewer Beta, a próxima geração de mapeamento

Entendendo a plataforma ArcGIS


A Esri preza pela segurança de seus dados e para isso, mantém sempre atualizados seus certificados de segurança.

Nesta atualização, o ArcGIS Online Security Advisor passa para a versão v2.3.0, e fornece um detalhamento completo das configurações de segurança da sua organização apenas com um clique, eliminando a necessidade de revisar as configurações uma a uma.

O ArcGIS StoryMaps continua evoluindo com melhorias para aprimorar sua experiência ao contar histórias com mapas. Algumas das novidades adicionadas são:

  • Mídias de áudio: Agora você pode adicionar mídias de áudio em suas histórias como parte do StoryMap, enriquecendo ainda mais sua narrativa.

  • Swipe: Com o novo bloco de mídia Swipe, você pode incorporar duas visualizações de mapas da mesma região e criar uma aplicação interativa.

Confira as principais atualizações - imagem 10

Diversos outros aplicativos web também foram atualizados no ArcGIS Online, como o ArcGIS Business Analyst, ArcGIS Hub, ArcGIS Urban, ArcGIS Experience Builder, ArcGIS Web AppBuilder,ArcGIS Analytics for IoT, bem como a página das ArcGIS Solutions que foi aprimorada e conta agora com uma galeria mais intuitiva.

Muitos aprimoramentos nos aplicativos de campo foram acrescentados para auxiliá-lo a usar o poder da localização para alcançar eficiências operacionais nas atividades de trabalho em campo.

Estas melhorias envolvem o ArcGIS Collector, ArcGIS Quick Capture, ArcGIS Survey123, e o ArcGIS Tracker. Além de novidades em algumas de suas funcionalidades, verifique que os nomes destes produtos foram ajustados para refletir um alinhamento mais rígido com a plataforma ArcGIS.

Destaque para o ArcGIS Indoors

Uma aplicação que foi atualizada e merece destaque especial é o ArcGIS Indoors. A novidade agora é que ele está disponível para ser utilizado no ArcGIS Online, fornecendo experiências web e mobile para auxiliar os usuários no gerenciamento de espaço e compartilhamento de locais, reserva de salas e espaços corporativos.

O ArcGIS Indoors também inclui ferramentas de gerenciamento de dados para agregar plantas baixas de CAD e BIM, e integração com outros ambientes como o Microsoft Office 365.

Confira as principais atualizações - imagem 11

Novos Apps da plataforma ArcGIS

  • ArcGIS Field Maps (beta):
  • O ArcGIS Field Maps é o aplicativo de campo da próxima geração, disponível em dispositivos iOS e Android, que futuramente substituirá o ArcGIS Collector, ArcGIS Explorer e ArcGIS Tracker. Com o tempo, incorporará o ArcGIS Workforce e o ArcGIS Navigator, oferecendo recursos de campo robustos, tudo em um único aplicativo.

    Confira as principais atualizações - imagem 12

    O Field Maps combinará os seguintes recursos em um único aplicativo fácil de usar e simples de implantar:

    • Visualização e marcação simples de mapas;

    • Coleta e inspeção de dados de campo de alta precisão;

    • Rastreamento de localização otimizado por bateria;

    • Planejamento de trabalho e gerenciamento de tarefas;

    • Navegação curva a curva.

    Os recursos serão lançados em 3 fases e a primeira fase do ArcGIS Field Maps beta está disponível. Participe do programa Early Adopter para aprender como o ArcGIS Field Maps transformará a maneira como você trabalha em campo.

    Quando o ArcGIS Field Maps for lançado ainda este ano, um patch para o ArcGIS Enterprise 10.8.1 será disponibilizado para que você possa instalar o aplicativo Web Field Maps no portal de sua organização.

  • Site Scan for ArcGIS:
  • O Site Scan for ArcGIS é um novo produto da Esri que fornece recursos de planejamento de voo por drone, gerenciamento de frota, processamento de imagem e análise, como Software como Serviço (SaaS), oferecendo uma solução completa para projetos de imagem por drones.

    Com o Site Scan, os operadores de drones podem:

    • Planejar e executar voos com drones e gerenciar dados e metadados de voos para dar suporte aos requisitos do projeto;

    • Gerenciar sua frota de drones para executar operações seguras e eficientes;

    • Gerar produtos de mapeamento e análise 2D e 3D a partir de imagens de drones;

    • Publicar produtos de mapeamento de drones no ArcGIS Online, ArcGIS Enterprise e Autodesk BIM 360.

    Confira as principais atualizações - imagem 13

    O Site Scan for ArcGIS consiste em 2 aplicativos:

    1. Site Scan Flight Planning
    2. O Site Scan Flight Planning é um aplicativo de planejamento e controle de voo para operadores de drones, disponível para iOS (iPad). O aplicativo é integrado à plataforma ArcGIS e permite que os usuários planejem voos automatizados em 2D ou 3D e possibilitando que o usuário controle o drone em voo.

    3. Site Scan Manager
    4. O Site Scan Manager é um aplicativo baseado na web para processar, gerenciar e executar análises em imagens de drones. O aplicativo também inclui um painel administrativo para gerenciar usuários e permissões de projeto, disponível para usuários com privilégios de administrador.


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: