As empresas que possuem ativos fora de seu escritório operacional enfrentam constantes desafios na gestão das informações coletadas em campo, como por exemplo, definições de metodologias de coleta, organização da equipe de colaboradores de campo e compilação de informações para acompanhamento de indicadores.

Esta é uma realidade de vários setores da economia, desde o agronegócio até as empresas do ramo de telecomunicações.

A desorganização das coletas de dados realizadas além das paredes do escritório impacta diretamente no desempenho financeiro da empresa. Imagine só uma usina de cana-de-açúcar que deve, diariamente, realizar o acompanhamento em campo do desempenho de suas lavouras e o faz com mapas em papel e formulários em cadernos. Bastaria uma chuva inesperada ou um vento mais forte para perder todo um dia de trabalho.

Digitalizar as operações de campo é fundamental para garantir que a produtividade de sua empresa atinja e supere as metas determinadas. Entretanto, este processo de transformação tende a esbarrar na falta de conectividade à rede de internet dos dispositivos móveis em campo, principalmente nas áreas rurais.

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)¹, do total de zonas urbanas do país, 91,50% delas possuem cobertura para conexão de celulares à rede 4G. Entretanto, nas zonas rurais o cenário é o oposto, apenas 10,72% possuem acesso à rede 4G, trazendo a média nacional de conectividade para 11,70%. Ou seja, você sai do escritório conectado e ao chegar no seu ponto de coleta existem grandes possibilidades de ter que dar continuidade ao trabalho de modo offline.

ArcGIS Field Maps

A plataforma ArcGIS possui uma série de aplicações móveis desenhadas para uso offline em campo, incluindo o mais novo lançamento Esri, o ArcGIS Field Maps. Agora, com o ArcGIS Field Maps, você embarca em uma experiência intuitiva desde a configuração dos mapas para uso offline em campo até as coletas com seu dispositivo móvel.

Se os seus colaboradores de campo não possuem acesso à internet, ou você não deseja que haja um grande consumo do pacote de dados, o ArcGIS Field Maps é a aplicação certa para você!

Uma vez que seus mapas estão configurados para uso offline, os colaboradores de campo podem coletar dados e explorar as características dos ativos com ou sem conexão com a internet.

Todo o trabalho que for realizado offline será sincronizado com o ArcGIS Online ou ArcGIS Enterprise a partir do momento que o usuário conseguir acesso à um local com conexão.

A imagem abaixo demonstra o principal processo para configuração de mapas para uso offline no ArcGIS Field Maps:

  • 1: Defina as áreas do seu mapa onde serão coletadas as informações offline;

  • 2: Crie no ArcGIS Field Maps web app, no ArcGIS Online ou ArcGIS Enterprise os pacotes de áreas para download no dispositivo móvel;

  • 3: Compartilhe estes pacotes com membros da sua organização e faça o download no aplicativo móvel do ArcGIS Field Maps; 

  • 4: Use os mapas em modo offline.

ArcGIS Field Maps1

Utilizando imagens do satélite Sentinel-2 no ArcGIS Field Maps offline

Com o licenciamento ArcGIS você ganha acesso ao ArcGIS Living Atlas, o maior acervo online de informações geoespaciais do mundo.

No ArcGIS Living Atlas temos acesso ao Sentinel-2 Views, um dataset atualizado diariamente com imagens Sentinel para todo o mundo e com renderizações de combinação de bandas já prontas!

Nele você encontra imagens de satélite prontas para uso em análises agronômicas e geológicas, por exemplo.

Veja no vídeo a seguir como realizar a configuração para levar estas imagens do satélite Sentinel-2 para campo com o ArcGIS Field Maps e realizar coletas de dados offline:

Caminhando e coletando dados com o ArcGIS Field Maps

Com o ArcGIS Field Maps você também consegue coletar feições geográficas (pontos, linhas e polígonos) ao longo do percurso realizado em campo.

Vamos imaginar que você configurou seu ArcGIS Field Maps com uma imagem recente do satélite Sentinel para identificar os limites e quantificar a área queimada em uma reserva florestal após um incêndio.

Veja no vídeo a seguir como você pode ativar a reprodução de coleta de dados no ArcGIS Field Maps para capturar um polígono com precisão, ao longo da sua caminhada ao redor da área queimada:

Clique aqui e saiba mais detalhes e todas as possibilidades do uso de mapas offline no ArcGIS Field Maps no documento oficial da Esri!

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

Estado do Paraná disponibiliza ferramenta inovadora baseada em GIS

Planejamento urbano com qualidade para os municípios paranaenses

ArcGIS Pro 2.6: conheça a atualização

Faça um mapa pedológico usando o ArcGIS Pro pela 1ª vez


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: