A ferramenta inovadora SEDU/PARANACIDADE Interativo é um mecanismo de gestão, controle e integração de dados e indicadores georreferenciados, por meio de um sistema de informações geográficas, que contempla os 399 municípios do Estado do Paraná.

Através de ferramentas de geoprocessamento e do acesso aos dados e informações disponíveis no portal de mapas e consultas interativas, o usuário pode subsidiar a elaboração e implementação de planos de desenvolvimento urbano e regional, auxiliar na alocação de recursos públicos, assim como, apoiar as administrações públicas das esferas municipal e estadual na definição de políticas de gestão do território, elaboração de planos diretores, serviços públicos, tributação, patrimônio, mobilidade e acessibilidade, meio ambiente, dentre outros.

O Programa SEDU/PARANACIDADE Interativo, foi instituído pelo Decreto Estadual nº4468/2012, através de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano – SEDU e o Serviço Social Autônomo PARANACIDADE.

Conheça os detalhes da ferramenta inovadora SEDU/PARANACIDADE Interativo

Por meio de uma plataforma web, as pesquisas podem ser feitas a partir de recortes espaciais e dados que abrangem o estado, regiões metropolitanas, limites municipais, distritos, perímetros urbanos, bairros, setores censitários e lotes.

Através da malha viária urbana, disponível para todas as cidades do estado, podem ser consultadas as informações sobre infraestrutura, toponímia e classificação do sistema viário (definido pela legislação urbanística).

Para auxiliar os gestores na captação de recursos a serem alocados em melhorias das vias urbanas, existe uma ferramenta para cálculo do custo de investimento, na qual pode-se estimar o valor de uma intervenção nas vias selecionadas pelo usuário.

A interface de consulta permite a utilização de múltiplos critérios e a adição de parâmetros personalizados, além daqueles pré-estabelecidos.

Os resultados são mostrados em mapas temáticos, tabelas e gráficos. O usuário tem a possibilidade de habilitar a visualização, mudar a ordem e ativar os textos das camadas. É possível medir, consultar coordenadas e exportar ou imprimir os relatórios.

Também estão embarcados na plataforma outros recursos de consulta para apresentar metodologias, estudos, mapas temáticos, mapas para download e publicações.

Aqui estão alguns dos dados que você vai encontrar no Sistema:

  1. Demográficos (contagem da população total e por sexo, situação urbana ou rural, densidade demográfica, grau de urbanização, número de domicílios, área do território etc.);

  2. Indicadores sociais e econômicos (IPDM e IDHM);

  3. Infraestrutura (abastecimento de água, coleta de esgoto, drenagem pluvial, iluminação pública e pavimentação);

  4. Equipamentos urbanos (educação, segurança, saúde, assistência social, cultura etc.);

  5. Legislação urbanística (perímetro urbano, zoneamento e classificação do sistema viário);

  6. Cadastro técnico multifinalitário;

  7. Meio ambiente (unidades de conservação).

ACESSE AQUI o SEDU/PARANACIDADE Interativo

Estado do Paraná disponibiliza ferramenta inovadora baseada em GIS - imagem 1


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

Planejamento urbano com qualidade para os municípios paranaenses

5 etapas efetivas para governos enfrentarem o COVID-19

As geotecnologias na Nova Gestão Pública

ArcGIS na Saúde Pública: veja especialistas falando de usos eficazes do ArcGIS durante a pandemia.

EU Esri 2020: 100% online e grátis – INSCRIÇÕES ABERTAS!


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: