Conheça as novidades do ArcGIS Enterprise 10.9.1

Maria Carolina - Marketing Técnico Imagem Esri - Autora Portal GEO - Autora ArcGIS

Maria Carolina Jurema

Especialista em Marketing - Imagem Esri

A atualização do ArcGIS Enterprise 10.9.1 já está disponível para Windows e Linux a todos os usuários elegíveis. Esta versão de suporte de longo prazo se baseia no que já foi introduzido este ano na versão 10.9, e conta ainda com aprimoramentos, novos recursos e funcionalidades.

Neste artigo você conhecerá alguns dos destaques do que há de novo no Portal, gerenciamento de conteúdo e dados, administração e muito mais.

Para uma visão mais abrangente de tudo incluído neste lançamento, confira a documentação do produto.

Portal ArcGIS Enterprise

Novo Map Viewer

O novo Map Viewer, anteriormente conhecido como Map Viewer Beta, foi introduzido no ano passado como uma instalação separada com ArcGIS Enterprise 10.8.1 e 10.9. Com este lançamento mais recente, o novo Map Viewer já vem instalado com o ArcGIS Enterprise.

O Map Viewer vem com melhorias em sua interface, a capacidade de criar aplicativos diretamente do mapa e suporte de camada adicional. Você ainda terá acesso ao Map Viewer clássico e pode definir o novo Map Viewer ou Map Viewer Clássico como o padrão para sua organização.

Melhorias ao adicionar membros à organização

Se você é um administrador do ArcGIS Enterprise, provavelmente já passou algum tempo ao adicionar membros de um arquivo CSV, certificando-se de que o arquivo estava formatado corretamente e continha todos os campos necessários. Isso não é mais um problema nesta versão mais recente do Enterprise!

O Portal agora inclui a capacidade de baixar um arquivo CSV para servir como um modelo ao adicionar membros. Ele já virá preenchido, no idioma especificado no portal da organização, tornando muito mais fácil para você adicionar novos membros!

Novas opções na página inicial da organização

Uma nova experiência de edição de homepage foi adicionada ao ArcGIS Enterprise 10.9. O ArcGIS Enterprise 10.9.1 aprimora esse recurso. Agora você pode ter opções de cor e tipografia. Essas opções permitem que você escolha e aplique um esquema de cores e diferentes fontes à sua página.

Colaboração distribuída

As organizações do ArcGIS Enterprise 10.9.1 no Windows ou Linux agora oferecem suporte à colaboração distribuída com o ArcGIS Enterprise for Kubernetes 10.9.1, como convidado ou participante do host. Antes disso, o ArcGIS Enterprise no Kubernetes não podia patrocinar uma colaboração com uma organização ArcGIS Enterprise em um ambiente Windows ou Linux.

Gerenciamento de conteúdo e dados

Suporte para armazenamento de dados em nuvem

A capacidade de consumir dados de data warehouses em nuvem é algo que muitos usuários têm pedido. E agora o ArcGIS Pro 2.9 e ArcGIS Enterprise 10.9.1 incluem suporte para data warehouses em nuvem!

No ArcGIS Pro 2.9, uma conexão pode ser feita para Amazon Redshift, Google BigQuery ou Snowflake. Os dados podem ser consumidos diretamente do data warehouse na nuvem, como uma camada de consulta ou com binning de recursos habilitado.

A partir do ArcGIS Pro, os dados do data warehouse em nuvem podem ser compartilhados como uma camada de imagem de mapa para o ArcGIS Enterprise. O data warehouse na nuvem deve ser registrado no ArcGIS Enterprise como um data store registrado. Uma vez registrada, a camada de imagem do mapa pode ser publicada no servidor de hospedagem.

Nova experiência para adicionar conteúdo

Assim como anteriormente tivemos no ArcGIS Online, agora os usuários do ArcGIS Enterprise também já encontrarão uma nova experiência para adicionar conteúdo à sua organização.

Você verá isso na página de Conteúdo, e nos botões de Novo item e Criar app. Selecionando esses botões você verá a nova interface para adicionar qualquer tipo de item ou acessar os tipos de apps que poderá criar:

Administração

O ArcGIS Enterprise 10.9.1 oferece mais rapidez na instalação do Portal for ArcGIS, você poderá notar que o componente Portal for ArcGIS não demora tanto quanto no passado, devido a aprimoramentos no instalador.

Melhorias na migração de serviços ao ArcGIS Pro-based runtime

ArcGIS Enterprise 10.9.1 baseia-se nas ferramentas de migração introduzidas no início deste ano com a versão 10.9 do Enterprise, que são as ferramentas de Edit Runtime Operation e UpdateArcMapServices. Agora você pode migrar Geodata Services do ArcMap para o ArcGIS Pro, usando a operação de Edit Runtime:

Habilitar ArcMap Service Runtime opcionalmente

Este lançamento do ArcGIS Enterprise inclui a opção de desabilitar o recurso ArcMap Runtime Support no ArcGIS Server. Este recurso habilita a habilidade de publicar e consumir serviços publicados a partir do ArcMap; com o ArcMap Runtime Support vem uma instalação do Python 2.x. O recurso Runtime Support pode ser desabilitado ao instalar ou atualizar o ArcGIS Server para 10.9.1. O recurso também pode ser habilitado ou desabilitado após a instalação ou atualização do ArcGIS Server.

Se a sua organização está preocupada em ter o Python 2.x em seu sistema, desabilitar esse recurso garantirá que o Python 2.x não seja instalado com o ArcGIS Server. Esta opção deve ser considerada se uma organização possui protocolos de segurança nos quais o Python 2.7 não pode mais ser instalado ou se você está pronto para mudar para ArcGIS Pro-based Runtime.

Notificações de e-mail para pouco espaço em disco

Se o seu ArcGIS Enterprise estiver configurado para notificações por e-mail do Portal, esta versão apresenta notificações por e-mail a serem enviadas quando as máquinas ArcGIS Server e ArcGIS Data Store atingem limites críticos de espaço em disco. Os e-mails agora podem ser enviados aos administradores do ArcGIS Enterprise quando o espaço em disco estiver baixo:

Esses e-mails serão enviados diariamente para os contatos administrativos definidos na organização quando houver menos de 10 GB de espaço em disco utilizável restante.

Apps

Atualizações do ArcGIS Instant Apps

O ArcGIS Instant Apps foi introduzido no ArcGIS Enterprise 10.9, permitindo que você crie rapidamente aplicativos da web diretamente de seus mapas da web. No ArcGIS Enterprise 10.9.1, os ArcGIS Instant Apps foram aprimorados para que agora você possa pesquisar através dos recursos do aplicativo para encontrar um modelo de aplicativo e criar um aplicativo diretamente a partir de sua página de Conteúdo ou da página de item de mapa.

ArcGIS Dashboards

Este lançamento mais recente do ArcGIS Enterprise também inclui a próxima geração de ArcGIS Dashboards, construído com ArcGIS API for JavaScript 4.x, que até então já estava disponível somente para ArcGIS Online. Os novos ArcGIS Dashboards podem suportar os mesmos fluxos de trabalho que Dashboards Classic, incluindo projetos de missão crítica, mas também tem mais desempenho. Também inclui aprimoramentos importantes, como: Expressões de dados, formatação avançada usando Arcade e telas baseadas em seleção.

Atualizações do ArcGIS Enterprise Sites

Por último, mas não menos importante, para encerrar a seção Aplicativos deste artigo do blog, está o ArcGIS Enterprise Sites. O ArcGIS Enterprise Sites permite que os usuários criem páginas da web com aparência profissional que utilizam o conteúdo GIS do ArcGIS Enterprise.

Os novos recursos do Enterprise Sites incluem: aprimoramentos para visualizar novas páginas de conteúdo para itens compartilhados por meio do catálogo de pesquisa de um site, o API explorer disponível no painel lateral para conjuntos de dados que têm um terminal API exposto e a capacidade de permitir o compartilhamento de sites com um clique às redes sociais.

ArcGIS Enterprise Server Roles

Melhorias também foram aplicadas aos Servidores do ArcGIS Enterprise:

GeoAnalytics Server: Os aprimoramentos do GeoAnalytics Server nesta versão incluem uma nova experiência de item para compartilhamentos de arquivos de big data; novas ferramentas de análise como a de Agrupamento por Proximidade, que agrupa recursos estão dentro da proximidade espacial ou proximidade espaço-temporal uns dos outros.

GeoEvent Server: A nova versão do GeoEvent Server inclui recursos analíticos expandidos, principalmente no trabalho com geofences, usabilidade aprimorada e aprimoramentos de estabilidade em todo o produto.

Image Server: A atualização do Image Server inclui atualizações nos recursos de análise de raster, como o acesso às ferramentas de análises do Portal no ArcGIS Pro, Suitability Modeler no ArcGIS Pro, e Funções Raster no ArcGIS Pro, Quando você está conectado a partir do ArcGIS Pro usando um portal ArcGIS Enterprise.

Notebook Server: As novidades do Notebook Server incluem a execução de notebooks para registrar Webhooks; e também a publicação de notebooks como ferramentas da Web, que podem ser consumidas em outros apps da web.

Novo produto: ArcGIS Knowledge

O ArcGIS Enterprise 10.9.1 inclui um novo produto: ArcGIS Knowledge, que permite criar um gráfico de conhecimento, knowledge graph, no ArcGIS Enterprise com ArcGIS Pro.

Um gráfico de conhecimento permite construir um modelo que simula um sistema do mundo real. O Knowledge alavanca a nova função do ArcGIS Knowledge Server e inclui um novo tipo de armazenamento de dados ArcGIS com o graph store.

Clique na imagem abaixo e aproveite para conhecer mais sobre o ArcGIS Enterprise!

Você também pode gostar:

Aplicação de Técnicas de Deep Learn e Pytorch para Censo em Plantio Florestal 90 dias

EBook: Os 25 anos de Geoprocessamento da SEDU / PARANACIDADE

INDI Maps – Plataforma de Site Selection para Atração de Investimentos em Minas Gerais

Planejamento urbano com qualidade para os municípios paranaenses


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado:

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!