Descobrir e mapear os dados ficou ainda mais fácil e divertido com os filtros e os resumos de atributos inteligentes do Map Viewer Beta.

Agora, não é necessário ser um especialista em dados para criar um mapa fantástico.

Ao explorar as camadas por meio de filtros e informações dos atributos, o mapa é atualizado imediatamente. Isso oferece mais compreensão e ajuda você a tomar decisões de mapeamento mais inteligentes.

Resumos inteligentes

Depois de adicionar uma camada ao mapa, o primeiro passo é escolher o atributo que será simbolizado.

Às vezes, uma única camada pode ter centenas de campos, o que dificulta a localização do atributo de interesse.

O Map Viewer Beta fornece uma barra de pesquisa e uma opção de classificação para localizar os campos rapidamente.

A imagem abaixo mostra os campos disponíveis na camada Aeroportos (Airports) dos Estados Unidos.

Resumos inteligentes do map viewer beta

Em muitos casos, o nome do campo não fornece os detalhes necessários para entender o que os dados representam. Agora, você pode acessar as informações dos atributos para conhecer os detalhes.

Informações dos atributos do map viewer beta

Valores principais

As informações dos atributos para o campo Proprietário (Owner) ajudam a entender os dados.

A descrição mostra que existem 5 tipos de proprietários: público, privado, Força Aérea, Marinha e Exército.

Neste caso, os aeroportos “públicos” são de propriedade das autoridades locais, regionais e estaduais. Existem 873 aeroportos e nenhum dos registros está vazio. Como esse campo é uma sequência ou texto, o painel de informações dos atributos calcula os valores principais (top values).

Isso ajuda você a entender a organização e os padrões dos dados. Por exemplo, a maioria dos aeroportos nos Estados Unidos é de propriedade pública, em segundo lugar da Força Aérea e depois de propriedade privada.

Valores principais

Estatísticas numéricas

Em seguida, o usuário visualiza as informações de atributos para o campo Embarques (Enplanements).

A descrição afirma que este é o número de passageiros que embarcam em um avião em um aeroporto específico em um ano. Por ser um campo Double ou numérico, o painel de atributos fornece estatísticas numéricas importantes, como mínimo, máximo, média e desvio padrão.

O número médio de embarques é de cerca de 800.000 passageiros por ano. Ao ver o valor máximo, descobrimos que há um aeroporto no conjunto de dados com quase 45 milhões de embarques em um ano!

Estatísticas numéricas


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

6 motivos para usar ArcGIS Notebooks no ArcGIS Pro

ArcGIS Experience Builder já está disponível

Vantagens da integração GIS e BIM para governos e empresas

O poder do encontro da análise espacial e da ciência de dados

Mapa com ArcGIS API for Javascript com camadas privadas utilizando proxy


Campos de datas

Finalmente, se o campo estiver no formato de data, o painel de atributos retornará o registro mais antigo e o mais recente, a data média e o período.

A imagem abaixo é um exemplo de um campo de datas de uma camada que mostra acidentes de carro nos Estados Unidos em 2017.

Campos de datas

Nota: A descrição do campo e o tipo de valor do campo estarão vazios, a menos que sejam definidos na página de detalhes do item da camada.

Você pode entender melhor as camadas explorando outros campos.

Por exemplo, ao selecionar o campo Estado (State), o resumo dos atributos mostra que o Alasca tem mais aeroportos do que qualquer outro estado.

O mapa abaixo visualiza os embarques centralizados em torno da média apresentada no painel de informações do atributo.

Mapa com os embarques centralizados em torno da média apresentada no painel de informações do atributo no Map viewer beta.

Os símbolos maiores representam os aeroportos que têm mais de 40.000.000 embarques por ano; os círculos menores apresentam menos de 10.000.000 de embarques por ano.

Filtros rápidos

Os filtros fornecem um caminho para encontrar as feições mais importantes de maneira rápida e fácil, limitando a visibilidade de outras feições na camada.

A nova experiência com filtros revela mais informações sobre as camadas, o que possibilita decisões mais inteligentes. Isso ajuda a diminuir as barreiras de entrada que as pessoas podem ter, especialmente se não são especialistas nos dados do mapa.

Filtros rápidos no Map Viewer Beta.

A uma altitude de quase 3 km acima do nível do mar, o Aeroporto Regional de Telluride, no Colorado, é o aeroporto mais alto desse conjunto de dados.

Na animação acima, filtramos o mapa para mostrar apenas os aeroportos públicos. Durante esse processo, é possível ver os aeroportos da Força Aérea espalhados pelos Estados Unidos e os da Marinha ao longo da costa.

Em seguida, criamos uma expressão de filtro para mostrar apenas os aeroportos acima de 1,6 km de altitude.

Os aeroportos de alta altitude têm ar mais ligeiro e baixa pressão atmosférica. Isso afeta a velocidade com que o avião decola e o comprimento necessário da pista.

O histograma fornece uma compreensão da distribuição dos dados e ajuda os usuários a ajustar as feições que estão sendo filtradas no mapa. Observe como os filtros são aplicados imediatamente no mapa quando são criados.

Descubra novos padrões

Existem padrões ocultos em todas as camadas. Com os resumos inteligentes e os filtros rápidos, o Map Viewer Beta facilita a descoberta de novas informações em seus dados.


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: