Geocodificação: 4 exemplos de como aplicá-la na sua empresa

Letícia Mose - referência em SIG no Brasil - Especialista Esri - Governo Municipal - Marketing Técnico Imagem Esri - Autora do Portal GEO

Letícia Mose

Marketing Técnico - Imagem/Esri

Atualmente, empresas do mundo todo têm a necessidade de sistemas que armazenem, gerenciem e otimizem dados e informações de endereços de atuais e futuros clientes, e a localização de estabelecimentos. Isso se torna um grande desafio em que a geocodificação pode ser a resposta.

Entregas corretamente direcionadas, otimização de rotas e localização precisa de clientes são benefícios que ajudam a economizar recursos e a impulsionar os serviços prestados.

A localização de clientes, estabelecimentos ou lugares são informações constantemente demandadas, analisadas e interpretadas por empresas, sendo usualmente tratadas no formato de endereço.

Entretanto, erros, imprecisões e falta de acurácia em endereços, durante análises espaciais ou na inserção em sistemas de informações, requer muitas vezes, que estas informações sejam traduzidas em coordenadas geográficas.

Nesse sentido, a geocodificação é uma ferramenta amplamente utilizada por usuários GIS em todo mundo!

A geocodificação é aplicável a diversos segmentos, como Transportes, Negócios, Varejo e Telecomunicações. O termo geocodificação é atribuído ao processo que possibilita a transformação da localização de endereços ou de lugares em objetos espaciais, ou seja, em informação geográfica, permitindo então, a conversão desses em uma geolocalização, atribuindo as informações de coordenadas geográficas.

O processo de geocodificação representa, muitas vezes, a primeira etapa para a visualização, análise e tomada de decisão com dados espaciais.

Os usuários GIS recorrem a esta ferramenta quando há a necessidade de tratar dados espacialmente, mas as suas coordenadas geográficas não estão disponíveis para análise.

A geocodificação é utilizada, então, para determinar a posição geográfica correspondente a cada endereço. Para que a geocodificação seja operacionalizada, é necessário existir uma base de informações que será usada como referência no processo.

Através do resultado deste processo, os eventos são considerados espacializados, podendo então, ser visualizados e analisados espacialmente, através de mapas ou sistemas de informações geográficas. Quando o processo objetiva localizar um endereço a partir da coordenada informada, ocorre a variação da geocodificação, chamada de “geocodificação reversa”.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

Pocket Webinar sobre Geocodificação de Endereços, saiba tudo em menos de 15 minutos!

ArcGIS Pro 2.4 chegou com grandes novidades

Desafios no planejamento urbano das cidades brasileiras

Iniciando o uso de SIG em Prefeituras


Os benefícios da Geocodificação

As análises possibilitadas pela geocodificação são aplicadas, por exemplo, para segmentar mercados, definir zoneamento de vendas, analisar a rede de cobertura de serviços, localizar clientes e filiais.

Veja 4 exemplos de como a Geocodificação pode ser aplicada na sua empresa:

  1. As Seguradoras, buscam nas técnicas de geocodificação, análises de seus segurados a partir da localização física de seus imóveis ou veículos, melhorando a precisão do risco de inundações e sinistros.

  2. As Empresas de Transporte visam o mapeamento de rotas mais eficientes, reduzindo os gastos com combustíveis, transporte e logística.

  3. Os Bancos e empresas de cartões de crédito podem obter sinais de fraudes e roubos de cartões a partir do mapeamento e da análise histórica de locais de compra e transações.

  4. Para empresas de Telecomunicações, a geocodificação pode auxiliar na identificação do crescimento e expansão de áreas e redes, permitindo à companhia obter as informações necessárias para a criação de novas infraestruturas e prever os custos necessários para expansão.

A geocodificação é considerada, mais do que um processo de conversão de endereços em coordenadas. Se constitui hoje, em um importante passo para a estabilidade e confiabilidade da operação de seus negócios, resultando em vantagens operacionais e administrativas. Com isso, ela atua no ganho de competitividade e na tomada de decisões estratégicas.


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado:

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!