Redução de custos e novas oportunidades para Serviços Financeiros

jefersoncruz

Jeferson Cruz

Especialista em Marketing - Imagem Esri

Apesar de uma rápida mudança para o uso de tecnologias inteligentes, um foco recente dos bancários é o que muitos podem associar ao passado: agencias físicas.

A recente pandemia que assolou o mundo trouxe diversas mudanças no comportamento do cliente e essa realidade pode ser vista, também nos serviços financeiros, ou seja, uma digitalização necessária devido a ausência de agencias abertas, que acelerou rapidamente os investimentos dos bancos tradicionais em aplicativos que suportem as necessidades, em outras palavras, se adequando a realidade das fintechs.

Tá, mas o que isso quer dizer com o foco dos bancários serem as agências?

A resposta está no título deste artigo, o foco tem que estar na redução de custos e/ou conversão de agências em novas oportunidades de diferenciação do mercado.

Redução de custos e novas oportunidades para Serviços Financeiros 1

Vamos um pouco mais a fundo, de acordo com tudo que falei acima, a aceleração da digitalização e adequação da população ao uso dos aplicativos fornecidos pelos bancos, que antigamente tinham uma certa restrição, favorecem as análises sobre o motivo de ter ou manter os custos de uma agência física, ou seja, os 4 principais motivos pelos quais as pessoas se direcionavam as agências, passou a ser sanado por meio de apps e serviços digitais, com exceção de operação de saque, tais como:

  • Desbloqueio de cartões;

  • Cancelamento ou solicitação de serviços;

  • Recuperação de senha;

  • Autorizar dispositivos e liberar acesso à internet banking.

Redução de custos e novas oportunidades para Serviços Financeiros 2

Isso reflete e impacta diretamente nos custos de uma instituição financeira, que podem aproveitar a oportunidade de analisar quais decisões tomar para estas agências (mais custosas), seja ela cortar e fechar, de fato, ou reaproveitar para propor oportunidades de fidelização, captação de novos clientes, com espaços destinados a experiência, tornando um diferencial importante para os tempos atuais e futuro.

Sendo assim, surge um movimento que vem ocorrendo de forma expressiva pelos bancos privados, porém entra a questões para os executivos como:

  • Estão adotando a melhor estratégia, nos locais corretos?

  • Faz sentido para aquela região fechar ou aprimorar a experiência de acordo com o perfil?

  • Como devo agir?

Todas essas perguntas podem ser respondidas enriquecendo as análises com uma plataforma de inteligência geográfica orientada a dados, como a plataforma ArcGIS.

Como posso analisar os locais e tomar uma decisão?

Para responder essa pergunta é interessante analisar e realizar um estudo de mercado (da mesma forma que faz para abrir novos locais, porém inverso).

Sendo assim, você pode extrair melhores resultados utilizando de todo potencial de uma ferramenta de inteligência geográfica, como a plataforma ArcGIS, para que consiga cruzar informações e dados de diferentes fontes gerando diversos insights apoiando na tomada de decisão se deverá fechar ou investir em novos modelos de negócio aprimorando a experiência do cliente em diversos canais (omnichannel), aumentando o nível de satisfação.

Redução de custos e novas oportunidades para Serviços Financeiros 3

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

 

Desafios, soluções e oportunidades na regulamentação do Saneamento

Como otimizar as atividades de campo em Companhias de Saneamento?

As vantagens das Utilities que usam dados em tempo real

Empresas de Saneamento usam o GIS em resposta à crise do COVID-19


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado:

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!