Survey123 versão 3.5: Conheça mais dessa atualização

Maria Carolina - Marketing Técnico Imagem/Esri - Portal GEO

Maria Carolina Jurema

Marketing Técnico - Imagem/Esri

A versão 3.5 do Survey123 já está disponível! Ela apresenta muitos recursos novos, aprimoramentos úteis e muitas correções de qualidade.

Relatório da Feição

 

Muitos de vocês já estão familiarizados com o recurso Relatório da Feição do Survey123, que já estava disponível na versão Beta por algum tempo. Com essa atualização, o serviço de geração de relatório do Survey123 é lançado oficialmente.

A ferramenta de Relatório da Feição ajudará você a gerar relatórios apresentáveis de seus registros do Survey123.

Você pode definir o conteúdo e a aparência do relatório para corresponder documentos jurídicos ou as diretrizes de sua organização. Esta funcionalidade pode ser acionada na guia “Dados” do site do Survey123, conforme mostrado abaixo. Você pode criar relatórios para um único registro selecionado ou em massa para um conjunto de seleção maior.

Survey123 for ArcGIS versão 3.5 - Conheça mais dessa atualização - Imagem 1

Você pode controlar o layout, o conteúdo e a aparência dos relatórios de saída por meio de modelos de relatórios. É possível adicionar cabeçalhos, rodapés, tabelas e formatar o texto em seu modelo como quiser. O melhor de tudo é que você pode criar esses modelos usando uma ferramenta muito familiar: o Microsoft Word.

Status de Pesquisas: Pesquisa aberta ou pesquisa fechada (Web Survey123)

 

Até essa atualização, se você quisesse desabilitar o acesso a uma pesquisa pública, simplesmente seria não compartilhando. Com o novo controle de status dos formulários, as pessoas não podem mais enviar dados para sua pesquisa, caso ela esteja habilitada como fechada, mas você ainda pode visualizar e analisar seus resultados.

O desafio de cancelar o compartilhamento de uma pesquisa é que, ao tentar abrir sua pesquisa, os usuários receberiam uma caixa de diálogo genérica solicitando um usuário e uma senha, e essa é a última coisa que alguém poderia esperar.

Agora você pode configurar uma caixa de diálogo “Pesquisa fechada” e definir quando mostrá-la. Na caixa de diálogo “Pesquisa fechada”, você pode adicionar seu próprio texto, imagens e links descrevendo aos participantes da pesquisa por que as respostas da pesquisa não estão sendo aceitas.

Por meio da guia “Colaborar”, você também pode definir o horário exato em que a pesquisa será fechada ou aberta. Por exemplo, você pode projetar e publicar uma pesquisa hoje, programá-la para começar a aceitar respostas em 1 de novembro de 2019 e parar de aceitar as respostas em 13 de dezembro de 2019.

Survey123 for ArcGIS versão 3.5 - Conheça mais dessa atualização - Imagem 2

Atualmente, este recurso é suportado apenas para pesquisas na web. O aplicativo móvel Survey123 não terá a caixa de diálogo personalizada “Pesquisa fechada” até uma versão posterior.

Evite múltiplos envios (Web Survey123)

 

Esse novo recurso também é construído com o Web Survey123. A ideia aqui é impedir que os usuários enviem uma pesquisa várias vezes a partir de um navegador da web. Por padrão, os usuários podem enviar dados para sua pesquisa na web quantas vezes quiserem, mas agora você pode configurar sua pesquisa para limitar os envios a apenas um. Isso é feito através da guia “Colaborar” também.

Survey123 for ArcGIS versão 3.5 - Conheça mais dessa atualização - Imagem 3

Trabalhando com registros relacionados no Web Survey123

 

Através da guia “Dados” no Web Survey123, você pode inspecionar interativamente todos os registros enviados como um mapa, uma tabela e um formulário.

Nesta versão, as visualizações de mapa foram aprimoradas para que você possa navegar para registros relacionados na exibição de tabela e exibir ou ocultar registros relacionados no mapa. Você também pode aplicar filtros à exibição de tabela.

Survey123 for ArcGIS versão 3.5 - Conheça mais dessa atualização - Imagem 4


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

 

Confira as principais atualizações do ArcGIS

ArcGIS Pro 2.4 chegou com grandes novidades

ArcGIS Online: conheça as novidades da nova versão

Novidades do ArcGIS Pro 2.4: DEMONSTRAÇÃO EXCLUSIVA DE LANÇAMENTO, ASSISTA AGORA!

O poder do ArcGIS Enterprise 10.7.1


Simplicidade para editar sua pesquisa (Web Survey123)

 

Mais um aprimoramento na guia “Dados” do Web Survey123: clique duas vezes em uma célula na visualização de tabela e você pode editar seu valor de forma muito simples. Você pode até editar registros relacionados. Esta função só está disponível para os proprietários de pesquisas.

Survey123 for ArcGIS versão 3.5 - Conheça mais dessa atualização - Imagem 5

Photo Watermarking (Aplicativo Connect & Field)

 

Foi bastante solicitado pelos usuários que existisse uma funcionalidade para adicionar recursos de marca d’água no aplicativo de campo Survey123. Isso é importante em alguns workflows de coleta de dados de campo; por exemplo, ao realizar determinadas avaliações de danos, documentar o trabalho realizado ou inspecionar os ativos.

A ideia básica é gravar algumas informações importantes na foto enquanto ela é tirada do dispositivo. Informações como a data e hora atuais, a direção da bússola ou a latitude e longitude, por exemplo. A sintaxe XLSForm (Survey123 Connect) foi estendida para que você possa fazer tudo isso e muito mais.

No exemplo abaixo, temos uma foto com marca d’água tirada de uma pesquisa de relatório de serviço de rua. Observe como a foto inclui no canto inferior esquerdo o identificador exclusivo do trabalho, conforme definido na pesquisa, e no canto inferior direito, a data e a hora em que a foto foi tirada.

O tópico de ajuda Marcas d’água descreve com mais detalhes a sintaxe exata que você deseja usar para suas marcas d’água personalizadas. Também foi adicionada um novo exemplo XLSForm no Survey123 Connect, que você pode usar para aprender as técnicas mais básicas.

Survey123 for ArcGIS versão 3.5 - Conheça mais dessa atualização - Imagem 6

Grid Theme (Aplicativo Connect & Field)

 

O tema da grade tem sido muito esperada, por isso estamos realmente orgulhosos de anunciar isso hoje. Usando o tema da grade, você pode controlar o layout da pesquisa para organizar várias perguntas em uma única linha.

Isso é importante quando você deseja que suas pesquisas se assemelhem mais a formulários em papel e quando você deseja aproveitar a tela mais ampla de um tablet ou computador desktop. Usar os temas da grade com sabedoria pode ajudar você a criar formas mais compactas e com melhor usabilidade.

Abaixo está um exemplo de um certificado de inspeção técnica. Observe como o formulário inclui várias seções e as perguntas estão bem organizadas.

Survey123 for ArcGIS versão 3.5 - Conheça mais dessa atualização - Imagem 7

A partir desta versão, os Grid Themes são suportados apenas no aplicativo de campo, mas também estamos trabalhando para trazê-los para a Web.

Outros tópicos diversos (Connect & Field App)

 

Você encontrará muitas outras melhorias no Survey123 Connect e no aplicativo de campo nesta versão.

    • No Survey123 Connect, você pode visualizar suas pesquisas em diferentes formas.

 

Survey123 for ArcGIS versão 3.5 - Conheça mais dessa atualização - Imagem 8

  • A restrição e as mensagens exigidas agora aparecem em linha, ajudando você a identificar as perguntas exatas em seu formulário que precisam de atenção. Isso é particularmente útil quando você tem formulários longos ou formulários com várias páginas.

     

    Survey123 for ArcGIS versão 3.5 - Conheça mais dessa atualização - Imagem 9

  • Muitos controles visuais no aplicativo de campo e no Connect foram atualizados trazendo uma aparência mais limpa.

  • O aplicativo de campo Survey123 agora envia informações sobre o tipo de envio (adicionar ou editar) aos webhooks. Isso foi introduzido na versão anterior para o aplicativo do Web Survey123 e agora essa atualização consta no aplicativo de campo.

O próximo passo é o desenvolvimento da versão 3.6. Participe do programa de primeiros usuários do Survey123 para testar alguns dos novos recursos que estão sendo trabalhados, incluindo:

  • Suporte para webmaps personalizados e pacotes de mapas móveis.

  • Configuração local para o site do Survey123 e a API REST do Survey123.

  • Suporte para polígonos e polilinhas.

  • E mais…

Para desenvolvedores que personalizam o aplicativo de campo Survey123, será disponibilizada a versão 3.5 com o AppStudio for ArcGIS 4.0 Beta. Fique atento aqui no Portal GEO para mais novidades!


Dica do editor: Demonstração exclusiva de lançamento do ArcGIS 10.7.1


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado:

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments

como configurar a signature?

Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!