O modelo de desenvolvimento econômico praticado pela sociedade, a sua relação com o mundo natural e dependência de recursos naturais, ao longo de décadas faz, atualmente, emergir importantes questões que prezam pela construção de mundo mais sustentável, com melhor resiliência contra riscos associados ao clima e a sustentabilidade, que garanta um meio ambiente disponível e saudável para as gerações futuras, e que seja comprometido com as causas sociais e de governança.

Nesse contexto, a emergência da sigla ESG e a sua pauta têm ganhado grande destaque e relevância nas discussões no setor privado, fazendo com que diversas empresas passem a desenvolver e assumir os compromissos por ela apresentados.

ESG é a sigla que corresponde a “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português) e reflete uma série de práticas ambientais, sociais e de governança que uma empresa adota em suas rotinas e condutas.

Construir uma Agenda ESG tem se mostrado uma tendência crescente em empresas de diferentes segmentos do mercado, sendo muitas vezes um critério de avaliação para a realização de investimentos.

A agenda ESG está sendo praticada como uma forma de se medir a orientação às boas práticas de negócios e empresas, tendo sido usada para se referir a práticas empresariais e de investimento que se preocupam e associam os critérios de sustentabilidade com bons rendimentos financeiros.

Apesar de ter emergido, já ser bastante conhecida e sendo cada vez mais praticada por empresas do setor privado, a tendência é que agenda ESG também se manifeste nos governos. Para o setor público, os temas ESG estão presentes em muitas de suas ações e espera-se que eles passem também a ser incentivados a praticar as pautas ESG não somente no sentido regulatório, mas também na forma de gerir o Estado e o ecossistema do setor público.

Realizar uma gestão pública pautada pelos pilares ESG permitirá aos governos reavaliar seus processos, identificando pontos de melhoria e evolução das atuações em seus territórios, garantindo maior confiança da sociedade e proporcionando um ecossistema de desenvolvimento, com melhora da qualidade de vida e dos serviços públicos ofertados.

ESG e Agenda 2030

Os pilares ESG se somam a Agenda 2030 uma vez que permitem aos governos a condução da gestão pública ao encontro dessas práticas e executem ações de planejamentos e investimentos que permitam o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e promovam o desenvolvimento econômico, social e ambiental. A pauta ESG é capaz de estimular aos governos a pensarem em ações e práticas que promovam as dimensões ambiental, econômica e social do desenvolvimento sustentável, podendo compor o ecossistema de ações que fazem parte dos planos de alcance dos ODS.

ESG e Location Intelligence em Governos

Considerando os processos relacionados a conservação ambiental, a igualdade social e as políticas de governança, o GIS fornece diversos recursos para otimizar e melhorar os resultados obtidos nestas três frentes de trabalho:

  • Sistemas de monitoramento e indicadores;

  • Levantamento de informações otimizados e digital;

  • Governança de dados;

  • Transparência dos recursos, investimentos e orçamentos;

  • Participação e engajamento social;

  • Planejamento estruturado e participativo;

  • Estímulo a inovação e transformação digital de processos e operações..

Clique na imagem abaixo e conheça mais práticas e exemplos de como a Inteligência Geográfica pode apoiar a construção da Agenda ESG em Governos!

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

Aplicação de Técnicas de Deep Learn e Pytorch para Censo em Plantio Florestal 90 dias

EBook: Os 25 anos de Geoprocessamento da SEDU / PARANACIDADE

INDI Maps – Plataforma de Site Selection para Atração de Investimentos em Minas Gerais

Planejamento urbano com qualidade para os municípios paranaenses


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: