Geoprocessamento em apoio à gestão pública eficiente no Paraná

Virginia Thereza Nalini - Coordenadora de Projetos - Paranacidade - Guest post no Portal GEO

Virginia Thereza Nalini

Coordenadora de Projetos - Paranacidade

Ferramentas de geoprocessamento ajudam o Paraná e os seus municípios a terem uma gestão pública mais eficiente.

O conhecimento do espaço geográfico é fundamental para tornar a gestão pública mais eficiente e ajudar nas tomadas de decisões dos gestores.

Partindo dessa premissa o SEDU/PARANACIDADE Interativo disponibiliza várias aplicações baseadas na plataforma Esri, permitindo consultas, geração de mapas temáticos e relatórios, dentre outros.

Uma dessas aplicações foi desenvolvida utilizando Web AppBuilder na qual é possível gerar um mapa de calor dentro da área urbana do município escolhido, identificando regiões com maior demanda de investimento para pavimentação, baseado em critérios pré-estabelecidos como por exemplo, tipo de revestimento, proximidade de equipamentos públicos, classificação do sistema viário e rotas de transporte público.

Além disso, foram atribuídos pesos para cada feição geográfica considerando sua relevância. Dessa forma é possível priorizar o investimento em vias com maior importância baseada nessa ferramenta de geoprocessamento.

Acesse AQUI o painel de Prioridades de Investimento na Malha Viária Urbana da Sede do Município

 

Geoprocessamento em apoio à gestão pública eficiente no Paraná

 

O Paranacidade exerce um papel fundamental em ações voltadas ao planejamento urbano dos municípios paranaenses e ao longo do tempo promove estudos, discussões e desenvolve metodologias voltadas a esse tema.

Dessa forma, estão disponíveis aplicações para consulta utilizando o StoryMaps, que apresentam métodos para classificação do sistema viário que compõe a legislação básica do plano diretor, rotas acessíveis que visa priorização de investimentos em espaços e mobiliários públicos, e estudo sobre a adequação dos perímetros urbanos como instrumento de controle e ordenamento da ocupação do território municipal.

Acesse AQUI as metodologias e estudos do Paranacidade

 

Outras aplicações baseadas em Dashboards ou infográficos subsidiam análises de alguns temas como dados de iluminação pública que contém os tipos de lâmpadas e potências e são utilizados em programas de eficiência energética.

Nessa aplicação, o usuário pode fazer a contagem dos pontos de iluminação por áreas, linhas ou cruzamento com o sistema viário, auxiliando a elaboração de projetos.

Como as ações do Paranacidade são georreferenciadas e executadas em todo o Estado, o dashboard também é utilizado para representar o andamento dessas ações, em valores, quantidades, municípios atendidos, dentre outras.

CLIQUE AQUI e conheça o SEDU/PARANACIDADE Interativo

 

Geoprocessamento em apoio à gestão pública eficiente no Paraná

 


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

 

Estado do Paraná disponibiliza ferramenta inovadora baseada em GIS

Planejamento urbano com qualidade para os municípios paranaenses

ArcGIS Pro 2.6: conheça a atualização

Faça um mapa pedológico usando o ArcGIS Pro pela 1ª vez


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado:

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

5 1 vote
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!