A Mineração é uma indústria que está em constante processo de renovação. O advento de novas tecnologias, mudança nas demandas do mercado e, até mesmo, alterações na legislação fazem com que a mudança seja um aspecto constante neste setor.

As frequentes modificações nas atividades associadas à elevada demanda mundial por minérios transformam as áreas de mineração em verdadeiros canteiros de obras. E essas obras precisam estar sincronizadas com a infraestrutura existente e os projetos de melhoria da rede de fornecimento de insumos.

As atividades desenvolvidas necessitam de acompanhamento constante para garantir a qualidade em suas execuções e o cumprimento dos cronogramas estabelecidos. Entretanto, quando se trata de operações de obras e manutenções em uma indústria tão complexa quanto a Mineração, fatores atípicos devem ser considerados.

A execução deve estar em sincronia, por exemplo, com operações de risco envolvendo detonações de rochas ou o deslocamento de veículos pesados.

A rede de infraestrutura não pode sofrer paralisações não planejadas, sob o risco de ocorrerem grandes perdas materiais e aumento desnecessário da periculosidade ao trabalhador.

Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada de sua empresa, e o GIS é a melhor ferramenta para lhe trazer as respostas necessárias para o acompanhamento de obras e gestão de sua rede de infraestrutura.

A tecnologia GIS é capaz de apoiar e auxiliar na melhoria de cada etapa desse processo, possibilitando o acompanhamento detalhado de cada intervenção realizada. Você pode acompanhar detalhadamente a ação executada por cada equipe ou pessoa e verificar coletivamente o avanço das operações.

Com relação à infraestrutura, é possível utilizar painéis interativos para acompanhar o status de cada um dos elementos, tais como linhas de transmissão, tubulações, estradas, esteiras, torres, fiação, entre outros.

O sistema possibilita acompanhar a realização de manutenções, agendando atividades e até mesmo despachar equipes para o local correto.

O acompanhamento de obras e ações de manutenção em infraestrutura podem ser acompanhados em tempo real, conforme cada ação ocorre. Adotar o GIS como base para suas atividades significa otimizar seu tempo, além de garantir bons níveis de produtividade e fidelidade aos cronogramas previstos para conclusão de cada etapa de seus projetos.

Que tal ver na prática as funcionalidades do sistema ArcGIS em uma breve demonstração de funcionalidades para o setor de Mineração?Clique abaixo e navegue à vontade na sua demonstração prática!

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

Aplicação de Técnicas de Deep Learn e Pytorch para Censo em Plantio Florestal 90 dias

EBook: Os 25 anos de Geoprocessamento da SEDU / PARANACIDADE

INDI Maps – Plataforma de Site Selection para Atração de Investimentos em Minas Gerais

Planejamento urbano com qualidade para os municípios paranaenses


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: