Integrando o poder da Location Intelligence a uma organização

As plataformas de geospatial cloud, o poder de computação e o software GIS (Sistema de Informações Geográficas) dão às empresas a capacidade de analisar enormes quantidades de informações armazenadas. Muitas vezes, os resultados revelam novos padrões de dados e estimulam modos inovadores de aumentar o sucesso por meio de compreensão sobre a location intelligence (inteligência de localização).

No entanto, em vez de informar milhares de estatísticas, tabelas, gráficos e planilhas, a geospatial cloud permite que as pessoas realizem análises complexas em mapas inteligentes e fáceis de compreender. Esses mapas digitais permitem que leitores, estrategistas e muitos níveis de profissionais visualizem padrões importantes para as linhas de negócios e adotem medidas importantes em seus projetos.

Os mapas, quando relacionados a enormes fluxos de dados da Internet das Coisas (IoT), podem ser até mesmo atualizados em tempo real para monitorar tendências sutis. A inteligência de localização gerada com esses volumes de informações pode ser facilmente combinada a inteligência artificial (AI) e análises preditivas para mapear formas de gerar produtividade ou ajustar estratégias antes que ocorram problemas maiores.

Com a geospatial cloud, as pessoas podem criar mapas que podem representar milhares de relações entre centenas de camadas de dados como demográficos, vendas, crescimento da população, características de clientes, clientes prováveis, concorrentes, cadeias de suprimentos, rotas de entrega e inúmeras outras variáveis.

Os resultados também podem ser modelados em 3D para apoiar o trabalho de profissionais como planejadores urbanos e gerentes de instalações, que também se beneficiam dos dados gerados da IoT para obter atualizações em tempo real de seus modelos e mapas.

Com plataformas abertas para estimular aplicações inovadoras, é difícil resumir a riqueza das ferramentas e o crescente poder da geospatial cloud. Mas a influência dela pode ser observada nas milhares de grandes empresas que a utilizam para analisar milhões de camadas de dados e produzir bilhões de mapas todos os dias.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

O guia do CEO: Vantagem competitiva com Location Intelligence

Como engajar o cidadão na era da Transformação Digital

Os benefícios de unir GIS 3D e Realidade Aumentada

EBOOK: Inteligência Artificial aplicada aos negócios – BAIXE GRÁTIS!


A Geospatial Cloud cresce em força, flexibilidade e acessibilidade

Cada vez mais, os líderes corporativos estão percebendo que os mapas inteligentes oferecem uma forma eficaz de monitorar vendas, analisar ativos em campo, manter-se atualizado sobre tendências socioeconômicas nacionais e globais e reforçar metas comuns em todos os departamentos.

A flexibilidade das ferramentas, dos aplicativos e dos dados disponíveis na geospatial cloud deixa seu poder ao alcance de quase todas as pessoas de uma organização.

Não importa se os colaboradores dependam de servidores da empresa, computadores desktop, notebooks, tablets ou smartphones, e não importa se estão trabalhando no escritório ou fazendo atividades externas, todos podem se conectar.

Essa acessibilidade disseminada protege contra falhas nas informações e permite um compartilhamento mais amplo de conhecimentos na organização.

Por exemplo, ao contar com modelos analíticos, algoritmos preditivos, aplicativos e Big Data, percepções detalhadas podem surgir por meio da análise computadorizada de camadas de dados sobre o histórico de compras passadas dos clientes, seus dados demográficos por bairro e seus interesses por idade, gênero, grau de instrução ou profissão.

Isso também pode incluir tendências maiores, como economias locais, clima sazonal, período do dia e tendências sociais e políticas nacionais ou internacionais.

No lado mais amplo da balança, os mapas inteligentes que recebem dados de sensores da IoT permitem que os analistas vejam as tendências mapeadas em tempo real.

A Location Intelligence obtida pode mostrar tendências de compra, mudanças populacionais ou padrões de tráfego que afetam as entregas, as cadeias de suprimentos, o gerenciamento de ativos e as atividades de pesquisa e desenvolvimento, além de considerar tendências de centenas de camadas de dados demográficos, econômicos e políticos.

Alcance da influência da Geospatial Cloud

Embora seja vital ao setor com fins lucrativos, o poder da Geospatial Cloud não é exclusivo das empresas e indústrias do setor privado.

Ela também ajuda a maioria dos governos nacionais, estaduais e locais a mapear questões essenciais, de saúde e crime a serviços públicos.

Ela reforça o trabalho de ONGs em todo o mundo: grupos que tentam resolver problemas ambientais, abordar preocupações de justiça social e desenvolver estratégias de reação a crises concentradas em missões para furacões, terremotos ou epidemias.

Por exemplo, os aplicativos podem usar imagens contínuas de satélites e dados atuais de clima e temperatura para criar um Living Atlas: uma imagem do mundo em tempo real que mostra massas de terras permanentes, calotas polares que sofrem mudanças, epidemias, salários em queda ou crescimento, e tendências de agricultura local ou cultura social regional.

As informações baseadas em localização também podem determinar muitas decisões políticas e ajudar essas pessoas a entender problemas e opiniões.

A Geospatial Cloud oferece análise escalável de um só edifício ou um bairro para uma cidade, um estado, uma nação, um continente ou todo o mundo.

Evolução contínua e adicionando sempre mais conhecimento

Com alcance amplo e poder analítico detalhado, a geospatial cloud pode envolver milhares de pessoas em todo o mundo por meio de um projeto como o Living Atlas.

É possível desenvolver aplicativos que envolvam pessoas de todo o mundo em campanhas voltadas para missões e empreendimentos sociais. Voluntários podem trabalhar juntos para monitorar tendências preocupantes e as empresas podem usar os dados baseados em localização e os aplicativos preditivos para entender o que os consumidores irão desejar e precisar daqui a muitos anos.

A Geospatial Cloud introduz uma escala totalmente nova de inteligência espacial, e as empresas e organizações de todos os portes e objetivos a estão usando para romper barreiras e transformar seus negócios digitalmente.


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: