Dentro do skunkworks (grupo de pessoas que trabalham em um projeto inovador, de forma livre e não convencional) da Fortune 1000, os cientistas de dados estão usando Inteligência Artificial e Inteligência de Localização para mudar a própria natureza dos negócios.

A Inteligência Artificial (IA), talvez a inovação tecnológica mais discutida nos últimos anos, mostra um potencial quase ilimitado, mas ainda gera receios entre alguns executivos de empresas.

Mas é fato que a IA aumenta a capacidade da empresa de detectar tendências e tomar decisões rápidas e com embasamento.

Já a Inteligência de Localização contextualiza as descobertas da IA, fundamentando dados no horário e no local.

A Inteligência de Localização transfere a IA do campo da ciência ao mundo prático da estratégia de negócios.

Neste post do Portal GEO, você verá como as empresas estão usando a Inteligência Artificial e a Inteligência de Localização para avaliar investimentos de longo prazo e gerenciar as expectativas dos clientes em tempo real.

Planejamento de negócios com Inteligência Artificial e Inteligência de Localização

Os executivos contam com o recurso da IA para detectar objetos nas imagens. Agora eles estão usando a Inteligência de Localização como uma tecnologia complementar para descobrir dados adicionais.

Agora que as imagens estão mais acessíveis e as tecnologias como IA e os Sistemas de Informação Geográfica (GIS) são predominantes, as empresas comerciais aderiram à busca por um conhecimento mais profundo.

Um exemplo disso é a análise de estacionamentos. Nos planejamentos de negócio, já não contam apenas os carros para avaliar a adequação de um local ideal ou para monitorar o desempenho de um concorrente. Agora eles analisam quem podem ser esses consumidores dentro de cada veículo, tudo com a ajuda da Inteligência Artificial e da Inteligência de Localização.

A imagem abaixo mostra uma visualização simplificada deste trabalho.

O modelo de IA separou os sedãs de picapes e outros tipos de veículos, fatores que podem ser usados para indicar a demografia dos compradores e entender os hábitos desses grupos, sem usar informações de identificação pessoal.

O GIS adiciona o contexto do local e da hora e permite que as empresas monitorem como o tráfego de visitantes oscila ao longo do dia, o que expõe informações úteis que podem influenciar a equipe, campanhas promocionais e muito mais.

Artificial em ação para os negócios - imagem 1

Algumas equipes de skunkworks estão ficando mais detalhistas ao planejar operações comerciais. Em certos casos, executivos e cientistas de dados estão medindo a satisfação do cliente por meio da desistência do motorista. Isso acontece quando um possível cliente encontra um estacionamento lotado ou uma longa fila de acesso.

Planejamento de investimentos com Deep Learning e cenários hipotéticos

Ironicamente, em uma economia digital, a conexão entre empresas e clientes pode ser mais importante do que nunca. Os consumidores esperam que a velocidade das transações digitais seja refletida no mundo físico, com produtos entregues e serviços prestados rapidamente e disponíveis para retirada em tempo quase real.

Os executivos que planejam lojas, restaurantes, armazéns e centros de coleta de produtos podem obter ganhos com o uso criativo da IA e Inteligência de Localização.

Um exemplo pode ser visto aqui, onde um modelo de Deep Learning faz mais de 32.000 cálculos em menos de um segundo para revelar como os locais das empresas são acessíveis a milhares de clientes. A análise calcula vários fatores importantes, incluindo o tempo que levaria para alguém chegar à empresa, bem como os dados demográficos da área em que essa pessoa vive.

A realização de uma análise tão complexa em tempo real só é possível por meio da computação de big data, algoritmos de Deep Learning e tecnologia de Inteligência de Localização. Um GIS moderno é especializado em tais cenários.

Gestão das expectativas do cliente em tempo real

Ao planejar um negócio baseado na interação com o cliente, seja a visita de um cliente a loja ou ao fornecer bens e serviços ao cliente, a eficiência afeta diretamente os lucros e a lealdade do cliente.

Mais da metade dos consumidores diz que mudará para outro varejista se ele oferecer uma entrega mais rápida, de acordo com um relatório da Capgemini de 2019. 20% dizem que abandonarão uma marca se não houver serviço de entrega. É por isso que a visibilidade da cadeia de entrega é crucial para as empresas voltadas ao cliente.

Em um vídeo, que você pode assistir clicando aqui, é mostrado os clientes estão indo a uma loja para retirar os pedidos, que podem ser qualquer tipo de produto ou mantimento.

Em um painel com as localizações deles em tempo real, a empresa pode gerenciar as operações de maneira eficaz, de forma a garantir que as demandas e pedidos possam ser atendidos de forma mais rápida e que a organização para a operação da loja seja feita com foco na produtividade.

Imagine um painel que rastreia as entregas por drones em vez de pessoas. Esse nível de interação com o cliente já está sobre nós, e executivos experientes estão usando isso para obter vantagens nos negócios.

À medida que as interações com os clientes mudam, a tecnologia para planejar e gerenciar essas interações também está evoluindo, a fim de fornecer a percepção e a Inteligência de Localização necessárias para tomar decisões lucrativas.


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