A Klabin possui o desafio de gerenciar uma área florestal de cerca de 500 mil hectares, isso é equivalente a simplesmente 60 mil campos de futebol! Neste artigo, você vai saber como a Klabin, já no primeiro ano de uso do ArcGIS, economizou R$ 1 MILHÃO e otimizou diversos processos.

A Klabin, maior fabricante de papel do Brasil, investiu em um sistema integrado de cadastro, que considerou várias camadas de informações tais como clima, solo e estradas, além de um sistema de monitoramento remoto.

Tudo isso dentro de uma plataforma de informações geográficas, o ArcGIS, que oferece uma interface amigável, que faz com que toda a equipe tenha acesso as mesmas informações, ao mesmo tempo, para tomar as melhores decisões.

“Não basta saber o que fazer, a gente tem que executar as operações no momento certo”

– disse Claudio Ortolan,
Gerente de Planejamento Florestal na Klabin.

Produção máxima por hectare na Klabin

Com esse objetivo, a plataforma ArcGIS cumpriu o papel de integrar os processos e ser a ferramenta que tornou possível a produção máxima de cada hectare da Klabin.

Isso nos dá uma dimensão de como o ArcGIS pode ser aplicado, não importa a dimensão do desafio.

A Klabin conseguiu inovar suas operações, cuidando de cada árvore como se fosse única.

A empresa conseguiu, por exemplo, identificar e geolocalizar aproximadamente 800 mil hectares de floresta plantada no entorno de atuação de suas unidades, gerenciando os estoques de madeira e coletando dados em campo de forma integrada.

Além disso, classificaram a floresta considerando gêneros, idade e distância entre as árvores, além de agilizar o acesso dessas informações ao time, reduzindo em 50% o tempo de execução das atividades.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

Webinar ARCGIS NA PRÁTICA com uma das maiores produtoras de álcool e açúcar do mundo: a BIOSEV!

O ArcGIS Pro 2.3 chegou!

Integração de ArcGIS e BI: Conheça a Transformação Digital da Caesb

O guia do CEO: Vantagem competitiva com Location Intelligence


Facilitando a coleta de dados

O monitoramento dos processos de coleta de dados em campo, que é conduzido pelas equipes de Qualidade e Operação, também obteve um impacto positivo.

A partir do uso de aplicativos e formulários digitais, o levantamento desse tipo de dado ficou muito mais fácil.

A equipe consegue localizar e delimitar geograficamente todos os desvios das operações florestais, gerenciando as informações de forma muito mais rápida.

“O que antes levava muitos dias, fazemos agora em poucas horas”

– conta Jonathan Barquete,
Coordenador da Qualidade.

Contando também com monitoramento por imagens de satélite que se integra com o ArcGIS, a empresa reduziu o tempo de espera entre um ciclo e outro, com base na identificação das áreas ociosas, resultando na otimização do uso do solo.

A Klabin também gerou bons resultados com a integração do sistema de gestão com a base cartográfica.

“Comparamos informações e analisamos a disponibilidade do estoque de madeira no campo com o monitoramento por imagens de satélite, o que nos permite verificar se o estoque registrado no ERP existe de fato em campo e qual sua localização. Ganhamos em economia, em tempo e na segurança dos nossos colaboradores”

– afirma Jean Figueiredo,
Coordenador de TI Florestal.

Os resultados iniciais da Transformação Digital da Klabin

Em menos de um ano de implantação da plataforma ArcGIS, a Klabin já tinha percebido resultados reais.

Com a redução de 50% no tempo de identificação de florestas plantadas, a empresa obteve uma economia estimada em R$ 1 MILHÃO, em consequência do melhor aproveitamento de área útil, monitoramento da silvicultura e redução no deslocamento das equipes.

“Temos a convicção de que os ganhos serão de vários milhões por ano à medida que explorarmos todo o potencial da plataforma”

– destaca Ortolan.

Assista ao vídeo completo do Caso de Sucesso da Klabin!

vídeo case klabin


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: