*Dica do Editor: Clique aqui e acesse GRATUITAMENTE a apresentação da Taesa sobre: “Ferramentas GIS na Gestão de Faixas de Servidão das Linhas de Transmissão”!

* ACESSE: o Caso completo do Sucesso do Mapeamento de dados do Bank of America clicando aqui!

O Bank of America reduziu suas despesas anuais em US $ 800 milhões a partir do trabalho inteligente na sua rede de agências e caixas eletrônicos.

“Cortar os custos operacionais de US $ 5,5 bilhões para US $ 4,7 bilhões resultou aproximadamente no valor de um dólar no preço das ações”, disse Jon Voorhees, vice-presidente sênior para execução de distribuição de varejo, em uma apresentação na conferência anual de mapeamento da Esri.

Em 2008, o banco tinha 6151 centros bancários e esse número caiu para menos de 5000, acrescentou Voorhees.

Desde que o banco iniciou um programa de desenvolvimento mais rápido, há mais de 10 anos atrás, ele adquiriu e integrou mais de 1900 agências, construiu 900 novas, fechou 1400, vendeu quase 200, renovou 3000, fechou 6000 caixas eletrônicos e adicionou mais de 3000 novos caixas eletrônicos remotos.

Para cortar custos e reter clientes, o banco usa tecnologia de informação.

Rastreia cada transação por cliente, local, horário e canal, depois armazena as informações do histórico de 60 meses, retirando todos os detalhes que identificam os indivíduos.

“Temos um banco de dados de 20 TB que nos permite fazer coisas que temos certeza de que ninguém mais pode fazer”, disse Voorhees, acrescentando que o banco tem várias patentes sobre seus processos analíticos.

Citando um estudo do BAI, a organização de bancos de varejo, ele disse que a eficiência das agências do Bank of America, medida pela despesa em relação à receita, é de 30% em comparação com 43% de seus concorrentes.

“As agências do Bank of America atendem mais do que o dobro de famílias e tem um retorno 50% maior por funcionário. As agências têm em média US $ 2 milhões de lucro anual, em comparação com US $ 1 milhão de outros bancos”, acrescentou.

Jamie Dimon, CEO do JP Morgan Chase , tornou público os esforços de expansão de seu banco, disse Voorhees. Seis ou nove meses atrás, Dimon disse estar confiante de que as novas agências do Chase gerariam US $ 1 milhão em contribuições líquidas ao atingir sua maturidade.

“Estou fechando lugares que geram um milhão; é possível definir expectativas mais altas. Nossos depósitos são maiores, nossa base de clientes ainda é a mesma e reduzimos nossos custos significativamente. Estávamos em expansão acelerada.”

O banco acrescentou 510 agências em três anos, atingindo 6150 lojas, como ele as chama, e 5800 caixas eletrônicos remotos.

Então veio a recessão e a receita caiu em US $ 20 bilhões. O banco teve que reduzir custos, rapidamente.

* Já acessou o Caso completo do Sucesso do Mapeamento de dados do Bank of America? Clique aqui e veja agora mesmo!

“Estávamos ganhando muito menos dinheiro. Mas, as despesas com todos os investimentos que estávamos fazendo estavam subindo rapidamente.”

Com uma idade média de 40 anos, as filiais foram construídas para uma época diferente e a sua equipe está olhando para cada uma para decidir “vou manter, fechar, mudar, remodelar ou aumentar”.

O grupo, que consiste em 100 funcionários trabalhando em 75 cidades diferentes (80% em escritórios domésticos), usa mapas da Esri para exibir muitos dos dados usados em suas decisões.

“Este ano, tomaremos de 2000 a 3000 decisões sobre locais e cada uma delas envolve mapas da Esri”, disse Voorhees.

Se o ar-condicionado de uma agência falhar e substituí-lo custa US $ 750.000, no passado ele teria dito sim, substitua-o. Agora ele olha o mapa e seus dados para ver o valor, o uso e os comportamentos da agência, quando o aluguel termina, e decide se deseja substituir o ar-condicionado ou apenas consertá-lo.

Foi mostrado um mapa de uma área ao sul de Palm Springs para demonstrar como os dados e o mapeamento ajudam na tomada de decisões, mostrando onde os clientes moram e fazem transações.

“Tenho um mapa que levo todos os dias ao meu escritório. Meu chefe traz o mesmo mapa e posso ativar as camadas que nos mostram – onde está minha rede hoje? O que fiz nos últimos dois anos e o que planejei para os próximos dois anos? Além disso, qual é a condição final que quero atingir? E assim, quando surge uma pergunta sobre o local X ou a comunidade Y, posso dar uma olhada rápida e determinar… Isso se encaixa com o que queremos fazer? E então, o que costumava levar uma semana pode ser feito em cinco minutos hoje em dia.”

O banco tem um plano de 25 anos para a cidade de Nova York e identificou todos os lugares que deseja ocupar; agora é só esperar que o imóvel fique disponível. Em Manhattan, o banco investiu $ 200 milhões, o que gerou incrementalmente $ 600 milhões em receitas anuais.

Saiba como fazer da sua empresa um case para o segmento como o exemplo abaixo!

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

Gestão de ativos: lições aprendidas (Parte 1)

Como otimizar as atividades de campo em Companhias de Saneamento?

As vantagens das Utilities que usam dados em tempo real

Empresas de Saneamento usam o GIS em resposta à crise do COVID-19


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado:

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

Desafios, soluções e oportunidades na regulamentação do Saneamento

Como otimizar as atividades de campo em Companhias de Saneamento?

As vantagens das Utilities que usam dados em tempo real

Empresas de Saneamento usam o GIS em resposta à crise do COVID-19


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: