O ArcGIS Dashboards permite a usuários carregar informações ao apresentar análises baseadas em localização utilizando visualizações de dados intuitivos e interativos em uma única tela.
“Informações em um piscar de olhos, projetadas para quem precisa delas.”
Com o ArcGIS Dashboards, é muito mais fácil a tomada de decisões, visualização de tendências, monitoramento de status em tempo real e informação para suas comunidades. Portanto, construa painéis para seu público, fornecendo a ele a habilidade para dividir os dados e obter as respostas que ele precisa.
Para iniciar a construção é preciso passar por algumas etapas, como definir o tipo de painel, preparar os dados e o Web Map, definição de indicadores entre outras ações. Por isso, à seguir trazemos algumas orientações nesta etapa:
Quais os tipos de painéis e que se encaixam melhor nas necessidades?
- Estratégico: Painéis estratégicos ajudam executivos a rastrear os principais indicadores de desempenho (KPIs) e tomar decisões estratégicas avaliando o desempenho baseado em metas da sua organização;
- Tático: Os painéis táticos ajudam os analistas e gerentes de negócios a analisar dados históricos e visualizar tendências para obter uma compreensão detalhada;
- Operacional: Painéis operacionais ajudam a equipe de operações a entender eventos, projetos ou recursos monitorando seu status em tempo real;
- Informativo: Os painéis informativos ajudam as organizações a informar e engajar seu público por meio da divulgação da comunidade.
Prepare os dados
Os painéis contêm muitos elementos orientados por dados como mapas, gráficos, listas, medidores, painéis e seletores.
As fontes de dados usadas para alimentar esses elementos vêm de camadas armazenadas em sua organização, como camadas da web ou camadas operacionais em mapas da web, ou de conjuntos de feições gerados com expressões de dados.
As principais fontes são: Arquivos de valores separados por vírgula (CSV); KML; Camadas hospedadas do ArcGIS e serviços do ArcGIS Server.
Quais as melhores práticas de dados e Web Map?
Atribuir um nome de cabeçalho a cada coluna, remover o texto desnecessário e linhas vazias sobre seus cabeçalhos e as linhas vazias entre os títulos.
Evitar mesclagem de linhas e colunas e cabeçalhos em vários níveis ajudam a ter um banco de informações mais organizado.
Além disso, um bom painel se inicia com um bom mapa e configurar seu mapa para aproveitar da funcionalidade de mapeamento mais recente realçará sua efetividade.
Portanto, exclua dados irrelevantes de camadas operacionais, evite informação demais, restrinja a visibilidade de camadas operacionais, pois podem ser uma distração.
A definição de estilo dos dados e cores também é um fator importante, pois sua eficiência ocorre na capacidade de mostrar uma variedade de maneiras.
Escolha a história certa!
Painéis
Os melhores painéis são informativos, limpos e bonitos.
Você pode tomar decisões operacionais rapidamente ao visualizá-los ou, no máximo, fazer alguma análise simples. Por isso alguns passos são importantes como:
Quer visualizar um exemplo prático ArcGIS Dashboards?
Clique abaixo e veja o “[Masterclass] Dashboards demonstração”!
Clique abaixo e veja o “[Masterclass] Dashboards demonstração”!
Você também pode gostar:
ArcGIS for Excel: transição Microsoft 365
Tudo o que há de novo nas Apps de Campo
Conheça a nova experiência de criação de Dashboards no ArcGIS
Quickcapture e Dashboards: utilização no levantamento em campo
Você gostou desse artigo?
O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: