ArcGIS Online: Novidades de novembro de 2022

O ArcGIS Online é atualizado regularmente e esta última versão conta com muitos recursos adicionais e melhorias. Veja aqui!

José Victor Orlandi Simões

Marketing | Produtos e Verticais

O ArcGIS Online é atualizado regularmente e esta última versão conta com muitos recursos adicionais e melhorias. Esta atualização apresenta aplicativos configuráveis aprimorados, conteúdo novo e atualizado do Living Atlas e muito mais.

Para uma visão mais abrangente de tudo incluído neste artigo, confira a documentação do produto.

Map Viewer

O Map Viewer é a principal maneira de criar, explorar e editar mapas da web. Administradores e membros são encorajados a configurar o Map Viewer como seu principal visualizador de mapas para aproveitar os novos recursos e aprimoramentos fornecidos com cada atualização.

Editor de expressões do ArcGIS Arcade

ArcGIS Arcade é uma linguagem de expressão suportada no ArcGIS. Ele pode ser usado para realizar cálculos, manipular texto e avaliar declarações lógicas. Arcade existe dentro de um perfil ou contexto que define os parâmetros que estão disponíveis para o script como entradas globais e a saída esperada do script.

Um editor de expressão ArcGIS Arcade aprimorado é introduzido com esta atualização e está disponível ao configurar estilo, pop-ups e outras propriedades de visualização de camada no Map Viewer. O editor aprimorado apresenta uma experiência de gravação de expressão dinâmica com sugestões de conclusão de código com base em seus dados.

Agregação e agrupamento

O Map Viewer inclui novas opções para resumir dados de recursos de ponto. O botão Agregação agora permite configurar a categorização de geohash para agregar recursos de ponto em polígonos de resumo. Tamanho da caixa, campos, rótulos e pop-ups também podem ser configurados.

Novas opções de agrupamento também estão disponíveis, incluindo a capacidade de substituir o símbolo de agrupamento para diferenciar entre recursos agrupados e não agrupados. Um novo estilo de Agrupamento (Gráfico) permite a configuração de clusters de gráfico de pizza que mostram as proporções de categorias em cada cluster usando símbolos de pizza ou donut.

Estatísticas resumidas de agregação (média, mínimo, máximo, moda) agora são calculadas automaticamente para compartimentos e clusters.

Agrupamentos agora também são suportados em projeções adicionais como alternativas para Web Mercator e WGS 1984.

Atualizações do estilizador de símbolos

Os símbolos de hachura foram introduzidos na atualização de junho e, com essa atualização, configurações adicionais agora estão disponíveis para ajustar o padrão de hachura. As visualizações no estilizador de símbolos agora correspondem ao que você vê no mapa. Cor, rotação e separação podem ser ajustadas para cada padrão.

As configurações para símbolos animados de ponto e linha (publicados via ArcGIS Pro) foram aprimoradas para fornecer mais controle sobre as configurações de animação. Você pode ativar ou desativar as animações, alterar o tamanho do símbolo, inverter a direção da animação e controlar a velocidade, o loop e a duração.

Registros relacionados a pop-ups

Algumas camadas que você adiciona ao Map Viewer podem conter relacionamentos pré-estabelecidos com outras tabelas ou camadas através de um campo comum. Por exemplo, uma camada que mostra edifícios pode ter uma relação pré-estabelecida com uma tabela com informações sobre os inquilinos de cada edifício. Você pode criar relacionamentos de dados em geodatabases no ArcGIS Pro e publicar os dados no ArcGIS Online ou ArcGIS Server. Algumas das ferramentas de análise, como a ferramenta Summarize Within, criam relacionamentos para você se você escolher um campo para agrupar estatísticas.

Você não pode criar relacionamentos no Map Viewer, no entanto, se suas camadas tiverem relacionamentos, agora você pode mostrar registros relacionados em pop-ups. O Map Viewer suporta relacionamentos um-para-um e um-para-muitos.

Para mostrar registros relacionados, no painel de pop-ups, clique em “Adicionar conteúdo” e escolha “Registros relacionados”. Os registros relacionados aparecem junto com outros blocos de conteúdo que você pode configurar. O exemplo abaixo mostra um bloco de registros relacionados com um relacionamento de 1-M junto com um bloco de imagem.

Melhorias no estilo “Mapa de Calor”

Você pode usar mapas de calor ao mapear a localização de feições pontuais. Os mapas de calor são úteis quando muitos dos pontos no mapa estão próximos ou sobrepostos, dificultando a distinção entre os recursos. Eles são eficazes para exibir camadas que contêm muitos pontos.

Um novo controle deslizante no Map Viewer permite suavizar as bordas de um mapa de calor, fornecendo controle cartográfico adicional da aparência do seu mapa, concentrando-se nos pontos quentes e removendo o destaque dos outliers.

Adicione camadas diretamente no Map Viewer

Agora você pode adicionar camadas diretamente ao Map Viewer importando dados armazenados em formatos de arquivo suportados, como CSV, Excel, arquivo geodatabase, GeoJSON, shapefile, KML, OGC GeoPackage e camadas do Google Sheet.

Opcionalmente, ao adicionar CSV ou GeoJSON de arquivos locais, você pode carregar o arquivo como um item e adicioná-lo ao mapa sem criar uma camada de feição hospedada.

Scene Viewer

Use o Scene Viewer no ArcGIS Online para criar, visualizar e explorar cenas 3D. Com esta atualização, o Scene Viewer foi aprimorado com novos e recursos, incluindo o seguinte:

Adicionar dimensões

Você pode usar a ferramenta “Dimensões” para capturar informações sobre as dimensões dos objetos em uma cena. Cada camada de dimensões permite criar várias dimensões com rótulos que exibem a distância horizontal, vertical ou diagonal entre os pontos.

Você pode agrupar as dimensões em temas, com cores e tamanhos diferentes para as linhas e rótulos de cada camada, o que permite customizar a visualização. As dimensões são salvas na cena e podem ser usadas em slides para compartilhar com as partes interessadas, como para desenvolvimentos existentes e propostos. As dimensões também podem ser capturadas em slides.

ArcGIS Instant Apps

O ArcGIS Instant Apps é a última geração de aplicativos configuráveis, apresentando uma experiência simplificada que permite criar aplicativos de forma rápida e fácil usando o modo de configuração expressa, ou você pode alternar para o modo de configuração completa para selecionar ferramentas e configurações adicionais. Todos os modelos de Instant Apps podem ser encontrados na página inicial pesquisável que pode ser aberta de várias maneiras:

– Na guia “Visão Geral” de um item de mapa ou cena, clique em “Criar aplicativo da Web” e escolha “Instant Apps”.

– Em “Conteúdo”, clique em “Criar aplicativo” e escolha “Instant Apps”.

– A partir do iniciador de aplicativos.

– Usando o Map Viewer, clique em “Criar aplicativo” na barra de ferramentas “Conteúdo” e escolha “Instant Apps”.

– Usando o Scene Viewer, clique em “Criar aplicativo” na barra de ferramentas “Design” e escolha “Instant Apps”.

Passe o mouse sobre os selos nos cartões de aplicativos para saber mais sobre aplicativos novos, atualizados ou beta.

Atualizações e melhorias gerais

Crie novos aplicativos e gerencie os existentes na guia “Meus aplicativos”. Os cartões de aplicativos têm uma aparência redesenhada, com opções exibidas diretamente no cartão.

A integração do modelo de aplicativo foi aprimorada, facilitando o aprendizado sobre os recursos e capacidades do aplicativo. Ao configurar um aplicativo, clique em “Começar” na barra de ação e escolha uma configuração ou ferramenta para obter mais informações e ser direcionado para a configuração.

Atualizações para modelos de Instant Apps

“Exibição” permite que você crie uma história linear e interativa usando slides definidos pelo autor. O “Exibição” agora tem opções simplificadas para criar e editar vários slides sem sair da janela de configuração do slide.

“Portfólio” apresenta uma série de mapas, cenas, aplicativos e outros conteúdos (como imagens). O modelo foi atualizado com novas opções para informações de seção e opções para mostrar ou ocultar os botões seguinte e anterior.

O “Controle deslizante” é usado para exibir dados históricos, ao vivo ou futuros usando qualquer intervalo de tempo. As atualizações incluem a capacidade de animar várias camadas com o controle deslizante numérico e novas opções que permitem simplificar a aparência do controle deslizante de tempo removendo marcações e rótulos.

O “Visualizador de Gráficos” permite exibir gráficos de barras, gráficos de linhas, gráficos de pizza, histogramas e gráficos de dispersão para complementar seu mapa. Ele agora tem uma nova ferramenta de seleção que permite que as seleções do mapa sejam representadas no gráfico.

O “3D Viewer” exibe sua cena com ferramentas de navegação 3D, incluindo controles de zoom, panorâmica, rotação e bússola. O “3D Viewer” é atualizado com opções adicionadas para configurar dados ativados por tempo e a capacidade de adicionar uma página de rosto.

A ferramenta “Inserções” é introduzida em sua versão beta. O modelo de aplicativo destina-se a permitir a exibição de localizações geográficas não contíguas em um único layout de aplicativo. Você pode escolher em uma lista de layouts geográficos predefinidos ou personalizar os locais inseridos usando marcadores do mapa.

ArcGIS Dashboards

O ArcGIS Dashboards permite que os usuários transmitam informações apresentando análises baseadas em localização usando visualizações de dados intuitivas e interativas. Os painéis são usados para ajudar a tomar decisões, visualizar tendências, monitorar status em tempo real e informar suas comunidades.

Com esta atualização, o ArcGIS Dashboards inclui vários novos recursos. Agora você pode ativar um campo de pesquisa nos elementos da lista para permitir que os visualizadores encontrem rapidamente os itens da lista. Você também pode incluir um botão de redefinição em seu painel para limpar todas as seleções e retornar todos os mapas à sua extensão padrão. Além disso, a nova ação de acompanhamento de recurso permite que os visualizadores selecionem a panorâmica e permaneçam centralizados em um recurso em um mapa.

O ArcGIS Dashboards Classic foi desativado e não está mais disponível. Todos os painéis agora são abertos no novo ArcGIS Dashboards.

ArcGIS Experience Builder

Use o ArcGIS Experience Builder para construir aplicativos da web e páginas da web sem escrever nenhum código. Envolva seu público por meio de experiências atraentes na Web em qualquer tamanho de tela. Comece do zero ou escolha em uma extensa biblioteca de modelos que você pode personalizar facilmente. Adicione funcionalidade avançada com widgets que você pode arrastar, soltar e configurar. Desfrute de opções de layout totalmente flexíveis para criar qualquer experiência na web para qualquer finalidade.

Grade

Como um widget de layout, a Grade ajuda você a alinhar e organizar facilmente outros widgets em duas dimensões. Ao adicionar um widget de grade, você tem a opção de começar com um dos quatro layouts padrões. Você pode modificar cada layout para atender às suas necessidades.

Você também pode arrastar e soltar widgets para adicioná-los à grade. Quando você arrasta um widget para um item de grade que contém outros widgets, o layout muda automaticamente dependendo de onde você coloca o widget. Você pode colocar um widget em qualquer uma das seguintes posições: esquerda, direita, inferior, superior ou central. Uma sombra indica onde o widget será colocado. Quando você coloca um widget no centro, o widget é adicionado como uma nova guia.

Barra guia

Além dos itens de grade individuais, o próprio widget de grade exibe quatro barras de guia no centro de cada borda. Quando você arrasta um widget sobre uma barra, ele ocupa metade do espaço de toda a grade vertical ou horizontalmente.

Otimização para dispositivos móveis

Nas telas móveis, todos os itens de grade configurados na visualização da área de trabalho são acessíveis por meio de guias. Para widgets que não são necessários na visualização móvel, você pode personalizar a visualização móvel movendo-os para a lista de pendentes. Ao movê-los para a lista de pendentes, você pode ter menos guias na visualização móvel, mantendo-os na visualização da área de trabalho.

Coordenadas

O widget “Coordenadas” exibe coordenadas para mapas e cenas da web. Como sua contraparte do ArcGIS Web AppBuilder, você pode configurar o widget com um ou vários sistemas de coordenadas e projetá-los em tempo real com suas unidades de exibição preferidas.

Tabela

Muitos usuários gostariam de exportar apenas os campos selecionados para exibição na tabela em vez de todos os campos da camada. Agora você pode fazer isso ao exportar registros selecionados. No entanto, ao exportar todos os registros, há uma limitação conhecida. Quando a camada de feição suporta a operação “Criar Réplica”, todos os campos da camada serão exportados independentemente da configuração na tabela. Para camadas de feição hospedadas, atualmente a melhor solução alternativa é criar uma visualização da camada de feição hospedada dessa camada de feição hospedada, então conectá-la à tabela. Para serviços do ArcGIS Server, certifique-se de desativar “Criar Réplica” ao publicar os serviços.

Linha do tempo

Quando você reproduz ou arrasta o controle deslizante de tempo inteiro para frente e para trás, uma tabela conectada aos mesmos dados será filtrada automaticamente.

Gráfico

Agora você pode escolher onde colocar a etiqueta da guia auxiliar. No exemplo a seguir, o rótulo “Critical” é colocado à esquerda do eixo Y.

Gestão de dados

Agora você pode carregar arquivos de imagem .gif para compartilhar com outras pessoas ou usar em pop-ups.

Quando você abre a visualização de tabela na guia “Dados” da página do item para uma camada de feição hospedada ou camada de tabela hospedada, a data e hora exibidas para dados atualizados representam quando o conteúdo da camada foi editado pela última vez. Quando você abre a exibição “Campos” na guia “Dados”, o “Esquema” atualizado representa quando o esquema da camada foi editado pela última vez.

ArcGIS Notebooks

Agora você pode criar seus próprios trechos de código no ArcGIS Notebooks. Os snippets de código são códigos pré-escritos e reutilizáveis que você pode inserir para implementar fluxos de trabalho comuns em notebooks. Os trechos de código são organizados em bibliotecas de trechos de código, que você pode compartilhar com outras pessoas.

Contas e administração

Organização de membros usando categorias

As organizações do ArcGIS Online podem configurar categorias hierárquicas para organizar membros de acordo com características como departamento, localização e experiência. Os administradores podem usar essas categorias de membros para filtrar a lista de membros ao executar tarefas de gerenciamento de membros.

Com esta atualização, os administradores agora podem especificar um conjunto padrão de categorias de membros para atribuir automaticamente a novos membros quando eles ingressarem na organização. As categorias de membros facilitam a localização e o gerenciamento de membros. Para obter mais informações, consulte “Saiba mais” sobre categorias de membros.

Convidando novos membros

Ao convidar membros em massa para sua organização usando um arquivo CSV, o processo de identificação e correção de erros de campo foi aprimorado. Os erros agora são claramente sinalizados e podem ser corrigidos diretamente no ArcGIS Online sem exigir que você carregue um arquivo novo ou modificado.

Gerenciando galerias de mapa base personalizadas

Uma nova experiência está disponível para gerenciar a galeria de mapa base personalizada da sua organização. Os administradores podem facilmente identificar e remover mapas-base obsoletos e verificar novos mapas-base padrões da Esri para adicionar à galeria.

Relatórios de itens

Os relatórios de itens agora incluem informações sobre quando um item foi visualizado pela última vez. Os administradores podem usar o campo “Item visualizado pela última vez” para ajudá-los a gerenciar o conteúdo na organização, por exemplo, para identificar itens antigos ou não utilizados que devem ser considerados para exclusão ou descontinuação.

Página inicial da organização

Uma nova opção de formatação está disponível ao configurar o cabeçalho da página inicial da sua organização. Agora você pode definir a altura da imagem da capa para dois terços da tela, como alternativa à tela inteira ou à metade da tela.

Living Atlas

O ArcGIS Living Atlas of the World é a principal coleção de informações geográficas de todo o mundo. Ele inclui mapas selecionados, aplicativos, camadas de dados e ferramentas da comunidade global de usuários GIS e da Esri que dão suporte ao seu trabalho.

Todos os mapas base do vetor Esri são atualizados em intervalos regulares de 3 semanas. Os mapas base OpenStreetMap (OSM), incluindo mapas base 3D, são atualizados mensalmente usando a distribuição de luz natural OSM.

As camadas de elevação são atualizadas aproximadamente a cada trimestre. Para obter mais informações, consulte os artigos do blog de atualização de elevação.

“World Imagery” é atualizado mensalmente e agora inclui atualizações detalhadas expandidas da Maxar. Esses novos dados atualizam mais de 50 milhões de quilômetros quadrados de cobertura regional existente de resolução de 1,2 m para resolução de 60 cm.

 

As atualizações já estão disponíveis. Clique abaixo e confira as funções completas do ArcGIS Online!

 

 Você também pode gostar:

O que há de novo no ArcGIS Online | Portal GEO (img.com.br)

O ArcGIS Enterprise 11.0 já está disponível

Conheça as novidades do ArcGIS Pro 3.0

ArcGIS 2022: A Nova Versão dos principais produtos Esri

 

Você gostou desse artigo?

Nossos especialistas estão sempre acompanhando e divulgando tendências e dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber, em primeira mão, nossos conteúdos exclusivos:

INSCREVA-SE

 

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

4.5 2 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Assine grátis a News Coordenadas

Acompanhe as novidades em Geotecnologia, Location Intelligence aplicados em todas as áreas de negócios.

Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!