Dica do editor: EBOOK: Desafio do Novo Marco
Regulatório de Saneamento
Base de Ativos Regulatórios.

* EBOOK “Desafio do Novo Marco
Regulatório de Saneamento: Base de Ativos Regulatórios”
. Clique aqui e acesse GRÁTIS agora mesmo!

Na última publicação sobre o tema, falamos a respeito da importância da estrutura da Base Física e a sua importância na gestão de ativos.

Na publicação de hoje falaremos sobre o quanto é fundamental um bom planejamento e execução de uma boa estrutura da Base Patrimonial. Veja abaixo:

A importância da estrutura da Base Patrimonial 

É de extrema importância realizar o acompanhamento dos investimentos em ativos!

O que recomendamos é que todo o planejamento e estruturação de uma obra tenha um padrão.

A padronização da informação na obra e o controle dela é fundamental para iniciar a gestão e contabilização do ativo de forma adequada. 

Por exemplo, um projeto ou uma obra que nasce de forma individualizada é rastreável, porém, quando existe um projeto que capitaliza três ou quatro obras, fica muito mais complexo a abertura deste posteriormente, pois cada obra pode ser finalizada em um determinado momento, em locais diferentes e com isso, provavelmente, existirão divergências, tanto nos valores quanto no próprio registro contábil do quantitativo.

É comum, muitas vezes, ter de um lado o registro físico dos bens que entraram bem detalhados e de outro lado, no contábil, ter o processo de uma forma mais simples e com poucos atributos. Por exemplo, uma estação pode estar criada com um registro como estação, mas sem os detalhes do que tem dentro dela.  

* Você já viu o EBOOK “Desafio do Novo Marco
Regulatório de Saneamento: Base de Ativos Regulatórios”? Clique aqui e acesse o conteúdo GRATUITAMENTE!

Outro ponto importante é a padronização dos cadastros, onde existem várias informações que vão para a área técnica, de extrema importância para sua operação e seus controles, porém, às vezes elas não se conectam com as informações contábeis e o ato contábil não exige este nível de detalhe. 

Por isso o ideal é ter um padrão de cadastro das informações de ambos os lados, físico e contábil, que irá facilitar a gestão dos ativos e possivelmente a conciliação deles.

Estes cadastros são grandes, com muitos registros, então trabalhar com Excel® não é algo viável. 

Outro ponto importante é o acompanhamento das obras, com objetivo financeiro e cadastral, além do acompanhamento dos registros de obras e manutenções.

Todo o processo de acompanhamento de obras precisa ter suas informações cadastrais e de valores lançadas corretamente, para isso é preciso avaliar o que foi lançado nestas obras, se todos os bens projetados têm correspondentes criados na base física e na base contábil.

Os custos de manutenção devem ser lançados em projetos ou obras permitindo a apropriação correta para investimento ou despesa.

Os lançamentos corretos permitem que a empresa possa recuperar na tarifa via BAR, ou custos de operação.

Gostou das informações acima? Na próxima publicação iremos abordar a importância de garantir que novos ativos nasçam da maneira correta e de passar a limpo a base legada, mostrar como tornar a apuração do BAR um processo contínuo e como automatizar os processos. Fique de olho!

Clique abaixo agora mesmo e baixe GRATUITAMENTE o nosso Ebook “Desafios do Novo Marco Legal de Saneamento: Base de Ativos Regulatórios”. Um conteúdo rico em informações extremamente importantes para o seu dia a dia!

Licoes-Aprendidas-Parte-2-Ebook-CTA

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

Gestão de ativos: lições aprendidas (Parte 1)

Como otimizar as atividades de campo em Companhias de Saneamento?

As vantagens das Utilities que usam dados em tempo real

Empresas de Saneamento usam o GIS em resposta à crise do COVID-19


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: