O ArcGIS Online permite que você entenda o mundo ao seu redor usando mapas interativos para conectar pessoas, locais e dados. Você obtém estilos inteligentes e baseados em dados e ferramentas de análise intuitivas que fornecem inteligência de localização.

A última atualização do ArcGIS Online inclui novas funcionalidades no Map Viewer e outros aprimoramentos e funcionalidades em todo o ArcGIS Online. Confira abaixo 5 novidades incríveis.

1. Aplicar efeitos nas camadas

Utilizando efeitos, você pode aprimorar seus mapas com visualizações criativas e estilosas. Por exemplo, você pode aplicar um efeito de brilho a camadas de ponto para destacá-las ou fazer com que os rótulos em um mapa se destaquem aplicando um efeito de sombra projetada. Os efeitos podem ser aplicados a mapas base e camadas operacionais.

Os efeitos são fáceis de aplicar. Clique no botão de efeitos, na barra de ferramentas, ative o efeito desejado e ajuste as configurações do efeito. O mapa mostrado abaixo aplica efeitos tanto ao mapa base quanto às camadas operacionais, e combina através de mesclagem de camadas.

2. Configurar a ordem de exibição das features no mapa

Agora você pode configurar a ordem em que as features são desenhados em uma camada, definindo a ordem de exibição da feature. Você encontra essa opção nas propriedades da camada na barra de ferramentas Configurações. Use qualquer campo numérico ou de data para definir a ordem em que as camadas serão exibidas.

Por exemplo, as camadas podem ser classificadas por data para garantir que os pontos mais recentes sejam desenhados sobre os mais antigos. Ou classifique mapas de símbolos proporcionais onde features menores são normalmente renderizados sobre as maiores, para maximizar a visibilidade dos recursos sobrepostos na visualização.

A ordem também pode ser classificada em ordem crescente ou decrescente. Os mapas animados mostrados abaixo exibem terremotos por magnitude em ordem crescente e decrescente com base no tempo do evento terremoto.

3. Adicionar camadas WGS 1984 em cenas locais

Agora você pode usar camadas com o sistema de coordenadas WGS 1984 para cenas locais, o que fornece mais flexibilidade ao exibir dados. Adicionar camadas WGS 1984 a cenas locais permite aos usuários compatibilizar camadas de cenas com mapas base e elevações em projeção Web Mercator.

 

Além disso, o Scene Viewer expandiu seu suporte a tipos de camadas, permitindo adicionar camadas WFS às suas cenas.

Por padrão, as cenas agora usam WebGL2 para renderizar gráficos 3D, o que estabelece a base para futuros aprimoramentos de desempenho e visualização.

4. Novos modelos de Instant Apps

O novo modelo de Instant App chamado Básico, inclui as ferramentas padrão (como navegação, legenda, marcadores e muito mais) para mostrar seus mapas e cenas.

Já o Barra Lateral é um novo modelo de Instant App que inclui ferramentas para permitir que os visualizadores interajam e atualizem os dados. As ferramentas de edição permitem que os visualizadores atualizem e adicionem features, enquanto os filtros permitem a exploração com foco em dados específicos.

5. Permitir que outros usuários baixem os dados de dashboards criadas por você

Os usuários do ArcGIS Dashboards agora podem habilitar o download de dados para elementos orientados a dados que são desenvolvidos através de camadas de feições hospedadas do ArcGIS Online. As camadas de feição devem primeiro ter a opção “Exportar dados” habilitada na aba de Configurações da camada.

Habilitar o download de dados permite que os visualizadores da dashboard baixem um arquivo CSV dos dados fonte de um elemento ou dados resumidos que podem ser usados para análises adicionais e relatórios personalizados, ou usados em outros aplicativos. O download de dados pode ser habilitado na seção Geral de cada elemento.

6. Bônus: ArcGIS GeoBIM

Uma das principais novidades recentes do ArcGIS Online é o ArcGIS GeoBIM, que permite integrar dados BIM da Autodesk com camadas geográficas do ArcGIS Online. Para saber mais sobre o ArcGIS GeoBIM e essa integração, confira o blogpost: O que há de novo para CAD e BIM no ArcGIS.

Clique na imagem abaixo e aproveite para criar e compartilhar mapas interativos com o ArcGIS Online.

Você também pode gostar:

Aplicação de Técnicas de Deep Learn e Pytorch para Censo em Plantio Florestal 90 dias

EBook: Os 25 anos de Geoprocessamento da SEDU / PARANACIDADE

INDI Maps – Plataforma de Site Selection para Atração de Investimentos em Minas Gerais

Planejamento urbano com qualidade para os municípios paranaenses


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: