Otimizando Operações em Campo com o ArcGIS Field Apps nas Utilities

Rafael Casagrande - Analista de Sistemas - Imagem Esri - Sucesso do cliente - Autor Portal GEO

Rafael Casagrande

Analista de Sistemas

*Dica do Editor: Clique aqui e acesse GRATUITAMENTE a apresentação da Taesa sobre: “Ferramentas GIS na Gestão de Faixas de Servidão das Linhas de Transmissão”!

*Dica do leitor: Clique aqui e faça sua inscrição grátis na “Semana da Inovação no setor de Energia Elétrica – Como aumentar a produtividade das operações de campo com o ArcGIS“!

Anualmente, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), divulga os indicadores operacionais sobre a distribuição de energia elétrica no País, para que tudo saia de acordo com o planejado, é necessário uma otimização do trabalho em campo. Um dado extremamente importante é o que se refere à taxa de perdas no setor.

Em 2018 fora registrado um percentual de aproximadamente 14% de perdas em distribuição. Talvez este seja o seu primeiro contato com o tema e possa se perguntar: Mas o que isso significa? De cada 100MW adquiridos pelas concessionárias de distribuição, apenas 86MW foram faturados.

A diferença se dá o nome de perdas, podendo ser classificadas em:

Perdas Técnicas: Uma vez que a energia é entregue à distribuidora, muitos são os processos até chegar ao consumidor final. Neste trajeto é imprescindível a mudança da faixa de operação de tensão, aquecimento dos condutores decorrente da passagem da corrente elétrica (Efeito Joule), dentre outros. Apesar de também ser considerada uma forma de perda no sistema por mais bem dimensionado, o que é inevitável.

Perdas Não Técnicas: Consiste no consumo irregular ou erros durante o processo de medição. Representa a fatia que foi entregue ao consumir final, porém, não faturada pela companhia. Segundo a ANEEL:

“As perdas não técnicas ou comerciais decorrem principalmente de furto (ligação clandestina, desvio direto da rede) ou fraude de energia (adulterações no medidor), popularmente conhecidos como “gatos”, erros de medição e de faturamento.”

Diversos fatores podem influenciar a taxa de Perdas Não Técnicas, incluindo variáveis socioeconômicas das áreas de concessão. Por este motivo, o Órgão Regulador estabelece um limite como sendo “aceitável” para cada Companhia, a partir da Normativa estabelecida pelo PRORET (Procedimento de Regulação Tarifária). A diferença obtida entre o Limite Regulatório estabelecido e o valor real é de responsabilidade da concessionária e acaba se tornando um custo.

Na Indústria de Saneamento, o mesmo conceito ocorre, porém, denominado Perdas Físicas e Perdas Aparentes:

As Perdas Físicas correspondem quando os volumes de água que não são consumidos devido a vazamentos ao longo do percurso, desde a estação de tratamento até o consumidor final.

As Perdas Aparentes caracterizam o volume de água entregue, porém, não faturado devido a erros de medição e irregularidades.

Field Apps

 

Os Aplicativos de Campo, disponíveis a partir do ArcGIS Online e Enterprise, em conjunto com a suíte Desktop são ferramentas essenciais que apoiam desde o planejamento, execução e gerenciamento de atividades que visem ações de combate a perdas e recuperação de receita.

O ArcGIS Collector foi o primeiro integrante desta nova familia de apps de campo e lançado em meados de 2014. Desde lá, novas apps foram desenvolvidas para apoiar em necessidades de especificações para coleta, entendimento, navegação, planejamento, coordenação e monitoramento.

O ArcGIS Field Maps é a aplicação para campo mais recente, trazendo no momento os recursos do ArcGIS Explorer, Collector e Tracker em uma única solução móvel.

Especialmente para você, criamos uma Oficina de Valor demonstrando os apps de campo em execução para atividades que corroboram com o planejamento operacional e iniciativas para redução de perdas.

Através de um Painel Gerencial, construído com o ArcGIS Dashboard, é possível monitorar os principais indicadores, assim como ter uma visão gerencial do status da operação em tempo real para tomada de decisão.

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

 

Utility Network aplicado nos setores elétrico e saneamento

Desafio dos Indicadores em Energia Elétrica

A importância da gestão territorial para a geração de energia elétrica

ArcGIS no monitoramento de ativos do Setor Elétrico


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado:

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

5 1 vote
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!