SEIGEO: o novo Geoportal da SEI

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) lançouseu novo geoportal, batizado de SEIGEO. Clique e veja detalhadamente como funciona!

Cláudio Pelosi

Diretor de Informações Geoambientais na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI)

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (SEPLAN), cuja missão é Informação a serviço da sociedade, sempre teve em seu radar a disponibilização de geoinformação de forma rápida e fácil. Cumprindo essa missão, lançou no dia 06 de maio de 2022, dia do Cartógrafo, seu novo geoportal, batizado de SEIGEO.

Antes do SEIGEO o acervo de geoinformação era disponibilizado diretamente no site institucional utilizando uma estrutura que não se adequava mais às necessidades dos usuários, que precisavam sempre selecionar um tema específico para, só então, descobrir os produtos e serviços disponíveis, quando muitas vezes o desejado era apenas encontrar um mapa com informações gerais sobre a Bahia, por exemplo.

Com a nova sistemática idealizada para o SEIGEO, a orientação antes voltada unicamente ao tema passou a ser orientada aos produtos e serviços disponibilizados.

Navegando no portal

Dados, Aplicativos, Geoserviços, Mapas, Metadados e Documentos são as novas trilhas que podem ser acessadas a partir do menu de ícones disponível na página principal ou pelo menu textual sempre visível no cabeçalho.

Na página inicial, além de decidir a trilha a ser seguida, o internauta encontra as seções Destaques, com atalhos para acessar aplicativos sugeridos, Novidades, com informações sobre eventos, capacitações, novos produtos e serviços incorporados e Links Associados, com chamadas para projetos e instituições relacionadas ao uso da geoinformação.

Na trilha de Dados, o internauta encontra informações sobre os três segmentos de dados trabalhados pela SEI: Geoinformação de Referência (1:100.000, 1:50.000 e 1:25.000), Geoinformação Temática (Uso e Cobertura das Terras, Regionalizações, Divisão Político Administrativa) e Limites territoriais (Interestaduais, Intermunicipais e Interdistritais).

Em Aplicativos são apresentados mapas interativos (Web App Builder), Dashboards e Story Maps (em breve) associados aos conjuntos de dados trabalhados, distribuídos nas seções Geoinformação de referência, Geoinformação Temática, Limites territoriais, Painéis de Indicadores e Utilidade Pública.

Já quem deseja acessar os dados diretamente em seus projetos e aplicações podem utilizar as informações disponíveis na opção Geoserviços para obter webservices baseados nos padrões OGC/WMS e OGC/WFS.

Se a intenção for visualizar, baixar ou imprimir um mapa estático a opção é seguir a trilha Mapas, onde estão disponíveis aplicativos específicos para acessar mapas estaduais, regionais, e municipais, bem como diversos cartogramas.

Um link para o Geoportal da Infraestrutura de Dados Espaciais do Estado da Bahia (IDE-Bahia) está disponível na opção Metadados, facilitando o acesso aos metadados de dados, serviços e aplicações, da SEI e demais instituições estaduais integrantes.

E por fim, mas não menos importante, está disponível a opção Documentos, responsável por Publicações, Legislação e Normas e padrões, que atualmente está disponibilizando apenas as publicações associadas a geoinformação, mas existe um link para as demais publicações da SEI.

Acesso

O SEIGEO pode ser acessado através do site institucional da SEI pela opção “Acesse nossas Plataformas”, em destaque na parte superior da página principal.

A implementação

Para a implementação do novo geoportal decidimos pela utilização da ferramenta Sites, por ser uma solução robusta e de fácil utilização, com curva de aprendizagem curta, que já vem embarcada no pacote básico do software ArcGis Enterprise, e vinha sendo utilizado pela SEI, mostrando-se bastante eficiente desde quando iniciamos o projeto piloto de desenvolvimento.

Com ele foi possível configurar uma interface amigável e de fácil navegação, com a possibilidade de integrar as aplicações de mapas que já tínhamos desenvolvido anteriormente, bem como a sites externos, como a integração que fizemos com o Geoportal Bahia (IDE-Bahia) para a busca de metadados.

O SEIGEO foi concebido e implementado internamente pelas equipes da Diretoria de Informações Geoambientais (DIGEO), da Coordenação de Informática (COINF) e da Coordenação de Disseminação de Informações (CODIN).

A CODIN ficou responsável pela identidade visual e arte do site, a COINF pela infraestrutura tecnológica e códigos adicionais em HTML e CSS e a DIGEO pela construção das páginas, elaboração de conteúdo textual e desenvolvimento dos aplicativos de mapa existentes no portal.

Uma grande vantagem é o fato da própria unidade gestora (DIGEO) poder atualizar e alimentar o portal com novos conteúdos e ainda ter a facilidade de customizar a interface sempre que necessário, se servindo de elementos prontos disponíveis na ferramenta, evitando que a cada ajuste ou nova implementação de funcionalidades sejam desenvolvidos novos códigos.

Resultados práticos

Com a nova plataforma o acesso aos dados e informações ficou muito mais direto e intuitivo, garantindo uma experiência mais agradável para o público em geral.

Acessar um mapa passou a ser uma operação de apenas dois cliques a partir do site institucional do órgão, ou seja, selecionar o SEIGEO e, em seguida, a opção Mapas leva o internauta a um dos aplicativos de busca e consumo de mapas e cartogramas.

Após a publicação do novo geoportal já sentimos uma redução de pedidos de informações sobre como encontrar nossos dados e informações na internet.

Participe do maior encontro de usuários GIS do Brasil.
Clique abaixo e inscreva-se em nosso #EUESRI2022!

Você também pode gostar:

ArcGIS for Excel: transição Microsoft 365

Tudo o que há de novo nas Apps de Campo

Conheça a nova experiência de criação de Dashboards no ArcGIS

Quickcapture e Dashboards: utilização no levantamento em campo


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado:

Leia neste artigo

Descubra o poder das soluções

Preencha o formulário para que um especialista Imagem possa encontrar a solução que você precisa.

0 0 votes
Avalie o Artigo
Acompanhe estes comentários
Me avise sobre

1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments

A Bahia sempre esteve na linha de frente na adoção das melhores práticas de GIS. Parabéns, Pelosi e equipe SEI.

Faça sua busca

Espere,

Separamos as Principais atualizações do ArcGIS para Você!