O trabalho de campo apresenta múltiplos desafios para empresas de energia elétrica e gás. É necessário que haja coordenação, sincronização e otimização das equipes que irão desempenhar as atividades em campo, desde seu planejamento otimização dos deslocamentos, e, sobretudo, quanto à completude, coerência e acessibilidade dos dados coletados. As equipes de campo precisam ofertar uma produtividade elevada para garantir o sucesso da organização e a satisfação dos mercados que atendem.
Isto equivale a dizer que as equipes têm de atuar cada vez mais de forma digital, com ferramentas que alavanquem a produtividade, evitando custos desnecessários, deslocamentos improcedentes e a necessidade de retrabalhos após a finalização das atividades de campo.
É necessário que as atividades sejam realizadas uma única vez para sustentar o melhor resultado operacional, e, posteriormente, que seja possível realizar validações e correções.
Para entregar os melhores resultados, as equipes precisam estar munidas de ferramentas que possibilitem o acesso às informações corporativas, das redes e dos clientes em visita, além de coletar e registrar o resultado de suas ações, disponibilizando esta informação para a organização, alavancando decisões mais velozes e assertivas.
A seguir serão abordadas quatro boas práticas para garantir um trabalho de campo eficiente e com ganhos potenciais nas operações de cada organização:
Aplicações Móveis: as equipes de campo precisam estar munidas de ferramentas que atestem a transformação digital. É preciso possuir aplicações, instaladas em seus dispositivos móveis, que atendam às exigências das atividades a serem realizadas. É fundamental permitir que sejam realizadas coletas dos dados e evidências que contribuam para análises e comprovações posteriores.
Visão única dos dados: Toda a empresa deve ter a mesma visão dos dados – isto é, as equipes de campo devem possuir a mesma visão dos dados que as equipes de escritório e os gestores. Assim será possível a troca de informações entre áreas e equipes a partir de dados compartilhados e coerentes, possibilitando que todos vejam as atualizações realizadas.
Planejamento prévio das atividades de campo: ao sair para executar as atividades de campo, as equipes precisam estar munidas com todos os dados e informações relativos às tarefas que irão realizar, incluindo dados de contexto. Devem ter acesso uma lista de ordens sequenciadas que resulte de uma otimização dos tempo e percursos a seguir.
Acompanhamento gerencial: Os gestores devem ter acesso a recursos e funcionalidades que garantam o controle e subsidiem as decisões que precisam ser tomadas quanto as operações em campo. Será possível acompanhar, em tempo real, a evolução das operações das equipes em campo (sempre que estas tenham conectividade).
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