Pesquisa e Inovação para a Gestão Sustentável de Faixas de Servidão de Linhas de Transmissão de Energia Elétrica da ISA CTEEP

O setor de energia elétrica no Brasil é um dos mais cobrados devido à necessidade de abastecimento 24 horas por dia à toda a população e produção industrial.

Algo que mostra a necessidade de monitoramento e gestão constante das áreas que abrangem os arredores dos equipamentos de transmissão de energia elétrica.

O uso de ferramentas geotecnológicas para a interpretação, monitoramento e propensão à dinâmica de uso e ocupação do solo torna-se indispensável para fornecer ao planejador informações importantes acerca das tendências de ocupação de determinado território, que abrange as faixas de servidão.

Com o objetivo utilizar ferramentas e propor soluções a ocupações irregulares em áreas próximas a linhas de transmissão, a ISA CTEEP lançou o edital de pesquisa e desenvolvimento, com parceria entre UFSCar, IPEF e Imagem.

O projeto gerou soluções e ferramentas que aprimoraram a gestão das faixas de servidão e trouxeram mais eficiência ao fluxo de trabalho diário.

Quais são essas ferramentas e como elas atuam na melhoria da gestão de faixas de servidão?

1 – Mapeamento e Modelagem das informações Inerentes às faixas de servidão e ocupações irregulares já existentes:

Foram mapeadas as faixas de servidão, linhas de transmissão-LTs, Torres, Vãos e identificadas todas as ocorrências de ocupações irregulares atuais.

Além de dados para alimentar o modelo que ajuda a prever futuras ocorrências por meio de indicadores socioeconômicos e biofísicos, é gerado um mapa de probabilidade de futuras invasões.

Além do banco de dados, todas essas informações podem ser editadas de forma dinâmica através de aplicações disponíveis no Portal GISA.

Pesquisa e Inovação nas Linhas de Transmissão de Energia Elétrica da ISA CTEEP 1

2 – Modelo de uso e vocação social para as faixas de servidão:

O WebApp e Toolbox construídos, através das ferramentas disponíveis na Plataforma ArcGIS, foi resultado da pesquisa de uso e vocação social do solo visando identificar os possíveis usos do solo, para as regiões das faixas de servidão.

Além da ferramenta desktop, que pode ser executada através do ArcGIS Pro, o grande diferencial para a gestão de faixas de servidão é a possibilidade de visualizar os resultados no WeApp seja via celular, tablet ou computadores.

Pesquisa e Inovação nas Linhas de Transmissão de Energia Elétrica da ISA CTEEP 2

3- Modelo de probabilidade de ocorrência de Invasões através de indicadores socioeconômicos e biofísicos:

O Mapa de Probabilidade de Ocorrência de invasão foi criado por uma ferramenta exclusiva, implementada através de scripts na linguagem ArcPy e executada dentro do software ArcGIS Pro.

A ferramenta funciona com a inserção das informações dos pesos de evidência, variáveis explicativas e área das faixas de servidão ou vãos de linhas de transmissão, que realiza a análise de correlação entre as variáveis e calcula o mapa de probabilidade de ocupações irregulares de acordo com a fórmula Bayseana.

Outros produtos de inovação foram os dashboards de probabilidade, onde é possível verificar em cada local das faixas de servidão ou vãos de linhas de transmissão, qual a probabilidade de ocorrer invasão conforme a classe definida com maior incidência (casas, casebres, depósitos de lixo/entulhos e quintais).

Pesquisa e Inovação nas Linhas de Transmissão de Energia Elétrica da ISA CTEEP 3

4- Detecção de Mudança de uso e ocupação do solo dentro das faixas de servidão:

O Change Detection, ou detecção de mudança de uso do solo, é a ferramenta capaz de verificar, através de imagens satélites, as variações dos solos ocupados pelas faixas de servidão conforme o período. Seu diferencial de produção automática mensal da mudança do solo ou a produção customizada, conforme a data e área de interesse, é a possibilidade de visualização e medição das mudanças detectadas na Web, através de ferramentas e scripts customizados no Sistema de Informação Geográfico da Plataforma ArcGIS.

Pesquisa e Inovação nas Linhas de Transmissão de Energia Elétrica da ISA CTEEP 4

5 – Aplicativos de campo para validação e notificação de novas ocupações irregulares em tempo real:

O uso dos aplicativos de campo, para a gestão de das ocupações irregulares nas faixas de servidão, se inicia através da identificação de possíveis ocupações irregulares na aplicação Change Detection e por meio do aplicativo web Workforce for ArcGIS são disparadas e monitoradas as ordens de visita ao local identificado.

Com a ordem de serviço recebida, o funcionário responsável vai a campo, caso confirme a ocupação irregular, utiliza o Collector for ArcGIS para coletar as informações topográficas da ocupação e Survey123, para preencher a Notificação-ND da Ocupação Irregular, bem como coletar a assinatura do ocupante certificando da ilegalidade ocupacional.

Após a realização dessas ações ocorre-se o preenchimento do Documento Digital de Abertura de Processo -DDAP também pelo Survey 123 para que inicie o processo judicial contra o ocupante. Sendo todas essas atividades controladas por um Dashborad dentro do Portal GISA. Veja abaixo:

Pesquisa e Inovação nas Linhas de Transmissão de Energia Elétrica da ISA CTEEP 5

Pesquisa e Inovação nas Linhas de Transmissão de Energia Elétrica da ISA CTEEP 6

Pesquisa e Inovação nas Linhas de Transmissão de Energia Elétrica da ISA CTEEP 7
Pesquisa e Inovação nas Linhas de Transmissão de Energia Elétrica da ISA CTEEP 8
Pesquisa e Inovação nas Linhas de Transmissão de Energia Elétrica da ISA CTEEP 9

A integração de todas essas ferramentas resultantes da pesquisa do P&D trouxe à ISA CTEEP maior agilidade e confiabilidade nas análises dos dados e tomadas de decisão.

Espera-se que, em breve, isso aumente ainda mais expertise na transmissão de energia e gestão das faixas de servidão.

Corsan: mais um case de sucesso do ArcGIS


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

Utility Network aplicado nos setores elétrico e saneamento

Desafio dos Indicadores em Energia Elétrica

A importância da gestão territorial para a geração de energia elétrica

ArcGIS no monitoramento de ativos do Setor Elétrico


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: