O artigo a seguir aborda tudo o que a Geotecnologia pode fazer pela Gestão da Estrutura Educacional e foi criado pela equipe de Trainee da Imagem, que é composta por Bruna Candeia, Italo Giullian, Matheus Bertuci e supervisionada pela Especialista GIS para Governos Municipais e Estaduais Letícia Mose.

Considerando a necessidade de disponibilizar à população um ensino público de qualidade e que permita aos alunos melhores condições de aprendizado, diversos são os desafios enfrentados pelas secretarias de educação, entre eles, podemos citar: instalar, reparar, administrar e fiscalizar os equipamentos que compõem a rede de ensino; administrar, avaliar e controlar o sistema de ensino promovendo sua expansão qualitativa e atualização permanente; além de realizar estudos embasados em análises estatísticas, no combate sistemático à evasão escolar, repetência e todas as causas de baixo rendimento dos alunos.

Para executar uma gestão escolar onde seja possível cumprir com tais obrigações e entregar um serviço de qualidade à população, faz-se necessário que a Secretaria tenha conhecimento e controle sobre os dados e informações a respeito da infraestrutura dos equipamentos educacionais sob sua responsabilidade, além de mecanismos capazes de ter por medida o desempenho dos discentes beneficiados pelo seu sistema educacional.

Mediante a esses fatos, é indispensável que a estrutura (infraestrutura e desempenho) escolar seja objeto de observação constante e minuciosa, uma vez que se faz importante não só pelas suas dimensões físicas, mas também pelas suas dimensões sociais e de aprendizagem.

Todos os dias vemos cases de sucesso do uso do GIS no setor Elétrico, de Telecomunicações, Saneamento, Agronegócios, Varejo, Mineração e até no Governo, muito popular no Planejamento Urbano e Meio Ambiente.

Mas como o GIS pode melhorar a gestão dos equipamentos educacionais?

Sendo assim, separamos algumas ferramentas capazes de auxiliar os responsáveis pela gestão pública dos equipamentos educacionais na tomada de decisão.

Mas, o GIS na educação, definitivamente, não se limita ao gerenciamento da infraestrutura escolar, ainda podemos citar o censo escolar, gestão dos discentes e docentes, otimização do sistema de transporte escolar, administração da merenda, além de serviços de apoio a informação para aos cidadãos.

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