Vivemos na era dos dados, uma era onde os desafios de gestão e a competitividade empresarial são mais exigidas pelo mercado e o Business Intelligence pode ser fundamental na tomada de decisão das empresas.

A importância na mudança de cultura das empresas, sendo mais orientadas a dados, é cada vez mais importante para que decisões sejam tomadas com maior assertividade e agilidade, minimizando falhas e perdas financeiras.

Sem essa mudança de paradigma, se torna uma tarefa mais difícil para as empresas:

  • Mensurar a produtividade das equipes: utilizando indicadores de Produção, Capacidade e Qualidade é possível acompanhar de forma rápida o andamento das atividades das equipes;

  • Definir e acompanhar metas: entendendo melhor o que acontece em cada processo e implementando melhorias ao longo da execução, visando o cumprimento de metas;

  • Identificar erros, falhas e melhorias com agilidade: por se tratar de um processo integrado e automatizado os dados são disponibilizados de forma rápida;

  • Antecipar crises: respostas que antes duravam dias ou semanas para serem respondidas, podem ser obtidas de forma mais rápida. Diminuindo o tempo de resposta a incidentes e se antecipando a possíveis problemas;

  • Reduzir custos: quando os principais indicadores de uma empresa não são acompanhados com rapidez, se torna mais difícil reduzir custos desnecessários e tomar decisões que visem a melhora da gestão da empresa como um todo.

BI e GIS

Umas das formas de utilização dos dados como fonte para geração de informações é através da implementação do Business Intelligence, transformando grandes quantidades de dados em informações que irão suportar a tomada de decisão estratégica e monitoramento de resultados.

Ao combinar o uso do Business Intelligence com a plataforma ArcGIS é possível otimizar fluxos de processos e reduzir custos. Uma vez que gestores poderão acompanhar indicadores de processos, realizar a gestão de ativos, bem como analisar dados coletados em campo. Facilitando as análises e aumentando a assertividade nas tomadas de decisões.

*Clique aqui e conheça o case da Caesb e como obtiveram sucesso com o uso de BI e ArcGIS!

ArcGIS Dashboard

O ArcGIS Dashboard é uma aplicação da plataforma ArcGIS que permite a criação de painéis de indicadores para análises baseadas na localização, utilizando visualizações de forma intuitiva e interativa.

Os dashboards oferecem uma visão abrangente dos dados da organização fornecendo informações importantes.

O objetivo do dashboard é definido baseado em com quem está sendo compartilhado e em quais informações deseja transmitir. Os mais estratégicos são ideais para executivos e gerentes interessados em monitorar os indicadores de desempenho chaves (KPIs) e métricas da organização.

Outros modelos são mais operacionais e utilizados para identificar tendências de dados ou outros eventos. Por último, alguns tem simplesmente a missão de informar e são utilizados para contar uma história com os dados.

Todas essas possibilidades podem executadas com base nos dados de uma organização do ArcGIS Online ou ArcGIS Enterprise, consumindo dados da própria organização, sem a necessidade de integrações e desenvolvimentos.

Veja abaixo como é simples criar um painel no ArcGIS!

ArcGIS for Power BI

Outra opção para o uso de Business Intelligence em conjunto com o ArcGIS é a utilização da visualização de mapeamento utilizando o ArcGIS for Power BI, onde é possível adicionar dados aos seus mapas, aumentando a integração de dados para uma análise mais complexa.

Utilizando o ArcGIS for Power BI é possível realizar análises avançadas cruzando dados provenientes de outros sistemas, como um CRM ou ERP, por exemplo.

Assista a Especialista Maira Soares falando sobre ArcGIS for Power BI no EU Esri 2020:

Conheça mais sobre a o ArcGIS for Power BI nessa playlist.

Conheça mais sobre o uso da plataforma ArcGIS em conjunto com o Business Intelligence clicando aqui e, também, clicando aqui!

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

Automatização de processos: Model Builder, Python, ArcGIS Pro e ArcGIS Online

ArcGIS como solução para a organização da BDIT

ArcGIS Field Maps: coleta de dados offline e uso de imagens Sentinel-2

Planejamento urbano com qualidade para os municípios paranaenses

ArcGIS Pro 2.6: conheça a atualização


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: