Conheça aqui o painel COVID-19 feito para facilitar o acesso às informações sobre a como a pandemia está afetando os povos indígenas no Brasil e suas aldeias, em uma aplicação intuitiva e responsiva.

Imagine a situação dos povos indígenas do Brasil frente à pandemia de COVID-19. Certamente, para identificar os problemas enfrentados por esta população, as primeiras perguntas seriam as seguintes:

  • Como estão distribuídas as terras indígenas pelo brasil?

  • Quais são os problemas enfrentados pelos indígenas durante esta pandemia?

  • Onde estão os casos confirmados de indígenas com COVID-19?

  • Quais são as áreas onde há maior população indígena contaminada?

  • Quais são os locais com maior quantidade de óbitos?

O Painel Analítico Exploratório de Monitoramento do COVID-19 nos Povos Indígenas foi configurado pela Imagem Geosistemas, para auxiliar na resposta a essas perguntas. A configuração tem como objetivo a fácil interação com o usuário e apresentação das informações necessárias de maneira intuitiva.

A plataforma ArcGIS fornece aos usuários uma abordagem científica geográfica para resolver e entender os problemas da sociedade em tempo real. Utilizando recursos específicos e procedimentos semiautomáticos, o Painel do COVID-19 – Povos Indígenas foi configurado para auxiliar na compreensão de como a pandemia de COVID 19 está crescendo e se comportando dentro das terras indígenas e aldeias do Brasil.

ACESSE O PAINEL COVID-19 CLICANDO AQUI

Painel COVID19 – Povos Indígenas feito por Caio Riebold e Lucas Ribeiro.

O painel elaborado consulta o Boletim Epidemiológicos da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde e demonstra os resultados utilizando a ferramenta Operations Dashboard, oferecendo a possibilidade de monitoramento e exploração dos dados.

As informações das Sedes e Áreas dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) foram adquiridas a partir do servidor de fornecimento de dados da FUNAI.

Nesta aplicação foi utilizada também uma nova ferramenta da Esri, a Experience Builder, para tornar responsivo o acesso ao Painel COVID19 – Povos Indígenas, o que facilita a conexão de dispositivos móveis ou desktop. Trata-se de um recurso que permite uma experiência aprimorada para o usuário.

São muitas organizações pelo mundo que já estão utilizando o GIS e as informações geográficas para criar mapas, executar análises, compartilhar resultados e solucionar problemas complexos em todo o mundo.

Convido todos os usuários a se engajarem na exploração das informações disponíveis nesta aplicação! Aqueles que tiverem dúvidas, sugestões ou solicitações de acesso aos dados podem enviar um e-mail que estarei à disposição: [email protected].

Para mais informações sobre a situação do Coronavírus no Brasil, dentre os quais: sintomas principais, técnicas de prevenção, medidas de proteção, comunicados do Governo Federal através veículos oficiais de comunicação ou redes sociais, situação de Unidades de Terapia Intensiva, estudos para desenvolvimento de vacina, acesse o nosso Hub de informações e análises geográficas sobre a pandemia do coronavírus.


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

Map Viewer Beta, a próxima geração de mapeamento

SAÚDE PÚBLICA EM ALERTA: veja especialistas falando de medidas eficazes contra o coronavírus

ArcGIS Field Maps, uma nova ferramenta para mobilidade

As geotecnologias na Nova Gestão Pública

Monitoramento do COVID-19 em terras indígenas no Mato Grosso

5 etapas efetivas para governos enfrentarem o COVID-19


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: