A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo lançou o painel que tem como ferramenta de monitoramento a plataforma ArcGIS, para o projeto Novo Rio Pinheiros.

No último dia 22 de março, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), lançou o Sistema de Monitoramento do Novo Rio Pinheiros.

O “Novo Rio Pinheiros” é o principal programa de caráter ambiental do Governo do Estado, e tem por objetivo revitalizar o importante símbolo da cidade de São Paulo, o Rio Pinheiros, através da ação de diversos órgãos públicos em parceria com a sociedade, com projetos de despoluição, redução do lançamento de esgoto, melhora da qualidade da água e a recuperação ambiental e paisagística do seu entorno.

O Programa do “Novo Rio Pinheiros” possui nos serviços de saneamento o principal pilar de ações. A previsão é que, até 2022, mais de 500 mil imóveis estejam conectados à rede de esgoto em São Paulo, beneficiando 3 milhões de pessoas e evitando que o esgoto produzido nesses locais chegue até o rio.

O Sistema de Monitoramento do Novo Rio Pinheiros, desenvolvido na plataforma ArcGIS, tem o objetivo de disponibilizar à sociedade ainda mais transparência ao projeto.

Segundo o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido, “a liberação das informações para sociedade é mais uma ação de transparência praticada pelo governo do Estado e visa engajar a sociedade para contribuir com o projeto, especialmente na questão do descarte correto do lixo.

No portal, que está acessível à população, é possível encontrar, por exemplo, os contratos relacionados aos serviços de saneamento básico, desassoreamento e coleta de resíduos sólidos, além das metas atingidas com a execução dos trabalhos, bem como as imagens dos serviços que estão sendo realizados desde 2019.

Clique aqui e acompanhe a evolução de todo o programa, por meio do mapa interativo que registra imagens das obras.

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

Map Viewer Beta, a próxima geração de mapeamento

SAÚDE PÚBLICA EM ALERTA: veja especialistas falando de medidas eficazes contra o coronavírus

ArcGIS Field Maps, uma nova ferramenta para mobilidade

As geotecnologias na Nova Gestão Pública

Monitoramento do COVID-19 em terras indígenas no Mato Grosso

5 etapas efetivas para governos enfrentarem o COVID-19


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: