As estratégias de ação que os gestores públicos precisam formular para atingir o sucesso perante a sociedade, passa necessariamente pela capacidade de entender quais as reais demandas da população e como atendê-las de forma eficiente no presente e no futuro.

Compartilhar dados e informações de diferentes entes da administração, apoiado por ferramentas tecnológicas, como o SEDU/PARANACIDADE Interativo, que auxilia na análise integrada desses dados para a construção de cenários que nortearão o planejamento e a tomada de decisão, é um dos maiores benefícios do SIG.

Saiba mais sobre o SEDU/PARANACIDADE Interativo clicando aqui, e aqui.

O ParanaInterativo beneficia toda a sociedade através das consultas dos dados georreferenciados e mapas que abrangem todo o Estado, apoiando ações que promovam a discussão sobre as cidades e a geração de produtos técnicos como o plano diretor municipal, plano de mobilidade, plano de arborização, plano de eficiência energética, dentre outros.

Controle e fiscalização de obras

As ações do PARANACIDADE, como obras de infraestrutura, estão mapeadas e podem ser consultadas através do portal e pelos Códigos QR que estão disponíveis nas placas das obras, garantindo assim mais transparência à população e aos órgãos de controle e fiscalização.

Estratégias de atendimento ao cidadão

Na área de saúde, o mapeamento dos equipamentos de atendimento, associados a outros dados específicos da secretaria, pode facilitar a análise e estratégia de enfrentamento à pandemia, como a definição de locais para vacinação e também a mobilidade das equipes de servidores que atuam nessa área.

Cidades mais inclusivas

A possibilidade de enfrentamento de questões sociais que atingem famílias em vulnerabilidade é outra área que pode ser muito beneficiada por dados georreferenciados que estão no ParanaInterativo, pois ajudarão na definição de políticas públicas de habitação, com o mapeamento de assentamentos precários e a busca por espaços no ambiente urbano que sirvam para implantar novas moradias em zonas especiais de interesse social, além disso garantir melhorias na acessibilidade e mobilidade da população.

A acessibilidade é uma condição básica para utilização dos espaços e mobiliários públicos e privados por pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Frente a relevância do tema, o PARANACIDADE propõe método de identificação de rotas acessíveis nas cidades para subsidiar os gestores municipais na priorização de investimentos nesses locais.

Com o subsídio dos dados contidos no ParanaInterativo é possível identificar as vias urbanas que apresentam maior demanda por parte dos cidadãos para acessar os equipamentos públicos e privados, grandes geradores do tráfego de pedestres, nas sedes municipais, para que se possa propor um circuito para implantação da rota acessível.

Clique aqui e acesse as Rotas acessíveis prioritárias!

Controle e gestão de ativos

Reunir dados e informações de diversas fontes e possibilitar a identificação e o dimensionamento dos ativos dos municípios ajudam muito o gestor público no momento de formular as políticas de investimentos e projetar as ações para administrar de forma mais eficiente a cidade.

A obtenção de informações sobre as condições físicas e operacionais, a localização, o dimensionamento e as características do entorno desses ativos pode ser facilitada utilizando sistemas de informações geográficas.

O ParanaInterativo permite a consulta aos dados de infraestrutura como pavimentação, calçadas, iluminação pública, rede de abastecimento de água, rede de coleta de esgoto e os equipamentos públicos, dentre outros, contribuindo para promover a melhoria nos serviços públicos e aumentar a qualidade de vida da população.

Clique aqui e veja na prática!

Clique abaixo e saiba como ter até 70% de desconto no ArcGIS para Planejamento Urbano e Meio Ambiente de prefeituras menores!

Blogpost-RedeSocial-A-Democratizacao-SIG-Prefeituras-Menores-CTA

Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Você também pode gostar:

Map Viewer Beta, a próxima geração de mapeamento

SAÚDE PÚBLICA EM ALERTA: veja especialistas falando de medidas eficazes contra o coronavírus

ArcGIS Field Maps, uma nova ferramenta para mobilidade

As geotecnologias na Nova Gestão Pública

Monitoramento do COVID-19 em terras indígenas no Mato Grosso

5 etapas efetivas para governos enfrentarem o COVID-19


Você gostou desse artigo?

O Portal GEO está sempre trabalhando para trazer novidades, tendências e o que há de melhor em dicas do universo GIS. Clique abaixo e faça sua inscrição gratuita para receber com comodidade todos os nossos artigos, que tenho certeza, vão te apoiar em seu cotidiano profissional e pessoal, te deixando sempre bem informado: